Caim e Abel eram gêmeos?

Gravura de Gustave Doré


Escrevi que Caim e Abel são gêmeos na resenha publicada ontem sobre o romance de Joca Reiners Terron. Acontece que a relação que o escritor fez na página 156 me levou a isso.

"O fato é que, quando olhei para vocês, percebi que nas lendas mitológicas que tratam de irmãos gêmeos acontece de um deles sempre morrer. E eu não posso perder nenhum de vocês, não posso. Eu pensei então em arranjar uma forma de distrair a Morte, de fazer com que ela esqueça pra sempre os seus deveres profissionais. E assim, dessa forma, que ela não leve nenhum de vocês de mim, agora que estão chegando à idade fatal de Castor e Pólux, à idade de Caim e Abel, à idade de Rômulo e Remo."

No entanto, a Bíblia não diz que eram gêmeos:

"Gênesis 4:1 - E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão. 2 - E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra."

A citação não menciona quanto tempo depois nasceu Abel, logo, como todo o mito, podemos fazer várias interpretações.

Se alguém tiver uma outra fonte e quiser compartilhar, fico grato.

Comentários

Djalmir disse…
Não tinha pensado nisso ainda, não conhecia os detalhes dos gêmeos. É interessante.
Cassionei Petry disse…
Achei interessante essa ligação na medida em que é mais uma prova de mitos de culturas diferentes que são semelhantes.
Helveciop disse…
Por acaso, procurando uma nova ilustração para a minha postagem sobre Caim, deparei com o seu blog e post. Aparentemente temos opiniões diferentes sobre aparentemente certas coisas incluída aí a fé. Como sou artista e professor de Artes e assuntos afins, convido-o a visitar alguns de meus blogs:

http://mensagemdopregador.blogspot.com/2010/12/porque-deus-nao-permitiu-morte-de-caim.html

e

também:

http://artecompontovoc.blogspot.com/

Sobre Caim e Abel serem gẽmeos, mais forte que o texto econômico das Escrituras ( que dão margem a isso ) a competição entre eles e a memória histórica em muitas civilizações, imputando errôneamente, é verdade,um perfil mal e outro bom aos pares de filhos masculinos.

Um abraço.
Barbara Ramos disse…
Adão teve relações com Eva, sua mulher, e ela engravidou e deu à luz Caim. Disse ela: “Com o auxílio do Senhor tive um filho homem”. Voltou a dar à luz, desta vez a Abel, irmão dele. Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor.
Gênesis 4:1‭-‬2 NVI
https://bible.com/bible/129/gen.4.1-2.NVI
William disse…
Eram gêmeos pois representam a era de gêmeos
Anónimo disse…
Nossa, que texto criativo. Meus parabéns.
Anónimo disse…
É impressionante, como os textos desse homem só falam do Presidente da República. É a tal da alta literatura, será?
Joel disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Joel disse…
Cáim e Abel eram gêmeos de pais diferentes, cáim do maligno, Abel de Adão, Adão conheceu eva uma vez e nasceu dois filhos primeiro cáim depois Abel. Jesus e João Batista chama os farizeus de filhos do diabo raça de viburas, cáim era filho da serpente Abel filho de Adão. Se colocar um ano de diferença entre cáim e Abel Deus ia punir somente Eva. Porque Deus visitou o jardim do Éden e os dois estavam em pecado. Deus não esperou um ano pra cáim nascer e depois Adão comer do fruto. Os dois foi punidos juntos
Anónimo disse…
Sobre a sua afirmação "Esse ato, do qual tomamos conhecimento apenas através da Bíblia (portanto sem nenhuma comprovação histórica)", discordo plenamente!

Você pode questionar livremente as interpretações que são dadas aos textos atualmente, feitas por homens que não viveram naquele contexto social, cultural ou político, mas questionar a comprovação histórica dos fatos é questionar a própria arqueologia.
Eduardo disse…
Me ocorreu que Caim seja filho da serpente... Por isso a maudade o dominou... Será?? É plausível se o"fruto" tiver conotação sexual.
Beatriz disse…
Eu acredito sim que caim era o filho do maligno e Abel filho de Adão,se vc for vê a bíblia fala eu Eva era mãe de todos mas Adão não,quando Deus expulsou Eva e a dão do éden ,o Diabo ele não consegue fazer nada com Deus fez o homem do pó,mas ele consegue entrar dentro de alguém só precisa de um corpo ,eu creio que a serpente colocou a sua semente dentro de eva porque a bíblia fala que Eva comeu o fruto e lambeu os lábios como uma mulher adultera e Adão conheceu Eva teve relação com ela logo após,isso é a melhor forma de entender o porquê existe tantas pessoas más,os filhos do diabo são os joios pessoas más,que só Deus sabem quem são, através do fruto através da mulher o pecado entrou no mundo

Mensagens populares