Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Fevereiro, 2007
Nota publicada hoje no jornal Gazeta do Sul, no suplemento Magazine do Mauro Ulrich.

- Cassionei Petry, Luís Fernando Ferreira, Romar Beling, Dogival Duarte... Este quarteto anda a mil, com calos nos dedos, escrevendo madrugadas inteiras e em outras horas vagas, saltitando entre o terreno do conto, do romance e da poesia. Publiquem, publiquem, por favor!
Texto publicado no jornal Gazeta do Sul, no dia 09/02/2007, caderno Mix.

Travessuras de um romancista

Travessuras da Menina Má (Alfaguara, 302 páginas), de Mario Vargas Llosa, não deve ser lido por quem não conhece seus livros anteriores. Explico: o leitor pode pensar que se trata de apenas mais um best-seller no mercado. Ele possui todos os requisitos básicos dos enlatados norte-americanos: uma história de amor e traição, cortes rápidos de cenas em uma narrativa envolvente e muitas, mas muitas coincidências inverossímeis, daquelas que, a cada vez que aparecem, nos fazem dizer: “isso acontece só em novelas”. Além disso, como todo lançamento do romancista peruano, o sucesso de público é imediato e as traduções para outras línguas são quase simultâneas.

Para quem aprendeu a admirar o escritor depois de ler clássicos como A Cidade e os Cachorros, Conversas na Catedral, A Casa Verde, A Guerra do Fim do Mundo, o novo romance causa, muitas vezes, decepção. Porém, quando descreve cenas de sexo …