Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Novembro, 2008

Sábado samba (V)

Resenhas Abortadas II

O que se espera de uma obra literária de qualidade? Um crítico mais racional preocupa-se em primeiro lugar com os aspectos técnicos. Analisa as personagens, o espaço, o tempo, o narrador, etc., às vezes deixando a história em segundo plano. Se o escritor souber trabalhar bem esses aspectos, receberá elogios do analista. O crítico dito impressionista, por sua vez, é mais epidérmico, deixando-se levar pela emoção. Nesse caso, a relevância está na história e ela deve tocar de certa forma o leitor. Creio, no entanto, que é a obra que deve determinar a análise. Quatro negros, ganhador do prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na categoria novela, de Luis Augusto Fisher, em que pese a técnica narrativa utilizada, pega o leitor no seu lado emocional.

A crônica

Texto publicado na minha coluna no site: http://www.the-graverobber.co.cc/
A crônica

Quero escrever neste espaço hoje sobre um tipo de texto literário chamado crônica. É um gênero destinado ao jornal, tratando de questões do nosso cotidiano, algumas vezes com humor, outras vezes de forma poética. A palavra vem de Cronos, que na mitologia grega é o deus do tempo, originando outros vocábulos da nossa língua, como cronômetro, cronologia, cronograma. Na sua origem a crônica era um registro de fatos históricos. Hoje, relata coisas de nosso tempo presente, por isso ela na maioria das vezes tem seu valor só naquele dia. No outro, vai servir para embrulhar o produto da feira ou para forrar o local onde o bichinho de estimação faz suas necessidades.
Se o leitor tiver tempo, quero justamente conversar sobre o tempo. Não o meteorológico, e sim o do relógio.
Voltando ao deus Cronos. Segundo a mitologia, temendo ser destronado por um de seus filhos (assim como fizera, outrora, com o seu pai Urano), el…

Sábado samba (IV)

Zeca Pagodinho - 1986

01 - SPC
02 - Coração em Desalinho
03 - Jogo de Caipira
04 - Se Eu For Falar de Tristeza
05 - Quando Eu Contar (Iaiá)
06 - Cheiro de Saudade
07 - Hei de Guardar Teu Nome - Vou Lhe Deixar no Sereno - Macumba da Nêga
08 - Casal Sem Vergonha
09 - Quintal do Céu
10 - Cidade do Pé Junto
11 - Judia de Mim
12 - Brincadeira Tem Hora
http://www.4shared.com/file/65158054/79bfe033/Zeca_Pagodinho_-_1986.html?s=1

Sábado Samba (III)

AS FLORES EM VIDA(1985) Eldorado 95.85.0465Artista(s):Nelson Cavaquinho1. Devia Ser Condenada (Nelson Cavaquinho / Cartola) Intérprete(s): Nelson Cavaquinho2. Dona Carola (Nelson Cavaquinho / Nourival Bahia / Walto Feitosa) Intérprete(s): Chico Buarque3. Não Te Dói a Consciência (Nelson Cavaquinho / Ari Monteiro / Augusto Garcez) Intérprete(s): Paulinho da Viola Quem Chora Sempre Tem Razão (Nelson Cavaquinho / Guilherme de Brito) Intérprete(s): Nelson Cavaquinho4. Aquele Bilhetinho (Nelson Cavaquinho / Augusto Garcez / Canegal) Intérprete(s): Cristina Buarque5. História de Um Valente (Nelson Cavaquinho / José Ribeiro de Souza) Intérprete(s): João Bosco6. Ninho Desfeito (Nelson Cavaquinho / Wilson Canegal) Intérprete(s): Nelson Cavaquinho7. Rugas (Nelson Cavaquinho / Ari Monteiro / Augusto Garcez) Intérprete(s): Beth Carvalho8. Folhas Secas (Nelson Cavaquinho / Guilherme de Brito) Intérprete(s): Toquinho9. Pecado (Nelson Cavaquinho / Ligia Uchôa) Intérprete(s): Carlinhos Vergueiro 10. …

Livro