Mensagens

A mostrar mensagens de Março, 2009
Imagem
"Eu, estrangeiro e infeliz
Num mundo que não fiz."


A. E. Housman

Citando a mim mesmo

Imagem
"A diferença entre religião e a ciência é que a última levanta hipóteses e tenta comprová-las, já a primeira impõe verdades e ameaça quem contrariá-las."
Meu texto "Lei de Deus?" foi publicado no blog Bule Voador, um dos melhores blogs sobre ceticismo e ateísmo. Vale a pena dar uma boa lida nos textos disponíveis lá.

Também pode ser lido na minha coluna "O corvo" no site The Graverobber.
Imagem
Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria.
Jorge Luis Borges
Texto de Marcos Rolim na ZH de hoje. Vai ao encontro do que escrevi ontem.

LEI DE DEUS?

Imagem
Em meio à discussão sobre a excomunhão dos envolvidos no aborto da menina de 9 anos, estuprada em Pernambuco, o bispo Dom José Cardoso Sobrinho afirmou que a “lei de Deus” é superior às leis dos homens. Superior para quem?

Ora, é típico das religiões imporem sua verdade aos outros. A lei referida pelo bispo está nos 10 mandamentos da Bíblia, livro sagrado dos cristãos, mas não de toda a humanidade. O mandamento “não matarás”, segundo o escritor Janer Cristaldo, “deve ser visto em seu contexto. Jeová o dirige à sua tribo, à tribo de Israel. Não matarás os de tua raça. Não matarás um judeu. Quanto às outras tribos, pode-se matar à vontade, como aliás Jeová ordena diversas vezes no Pentateuco.” É só ler o Antigo Testamento, com as chacinas ordenadas por Deus, para se banhar em sangue. Não é à toa que há edições da Bíblia apenas com o Novo Testamento indicadas para os fiéis, talvez para que não fiquem sabendo que o “Deus de amor” era na verdade um assassino cruel com os outros povos que nã…
Imagem
“O que me dava tanto pavor, o enigmático, o Além, não existe. Tudo é deste mundo. Tudo existe dentro de nós, tudo se passa dentro de nós, nos infiltramos uns nos outros e nos libertamos uns dos outros. É tudo.” Ingmar Bergman
Imagem
Clique na imagem para ampliá-la.


Imagem
Sin la mujer, la vida es pura prosa.
Ruben Darío

Ouvindo:

Achei este debate a partir do meu texto "Somos ignorantes". Que tal o rapaz!

Nesta semana recomeçaram as aulas, por isso apareci menos por aqui. Mas pretendo retomar a regularidade.

O que me deixou feliz foi um comentário, no final de uma aula, de uma aluna: "Gostei da tua aula, professor!" É o que me faz insistir nessa profissão...

Assim falou Zaratustra...

Na ZH de hoje:

- Os sinos da catedral anglicana de Liverpool interpretarão em maio a canção Imagine, de John Lennon, definida pelo próprio como “hino antirreligioso”. Os administradores do local, construído entre 1904 e 1978, consideraram “a sensibilidade” da letra e decidiram que sua capacidade de atrair as massas supera seu potencial para a ofensa.


Isso me fez recordar do que ouvi em uma palestra há alguns anos, de um professor de linguística da Alemanha, na Semana Acadêmica de Letras da UNISC. Nos primeiros dias em que estava morando no Brasil, assistia à TV pela manhã bem cedo, quando começou um programa desses da Igreja Universal. Como tema de abertura, a música “Also sprach Zaratustra”, de Richard Strauss. Disse o palestrante: “ora, o que falou Zaratustra na obra de Nietzsche? –Deus está morto. Das duas, uma – ou os membros da IURD são ignorantes e usaram a música sem saber seu significado, ou realmente não é Deus quem é o exaltado nesta instituição.”

Mas até é elogiável a atitude …

Convertei-vos, irmãos!

Imagem