Mensagens

A mostrar mensagens de Outubro, 2009

"Flores" para download

Imagem
A Cosac Naify disponibilizou para download, "de grátis", o livro Flores, do escritor mexicano Mario Bellatin. Acesse: http://editora.cosacnaify.com.br/ObraSinopse/11321/Flores.aspx

Anthem - Rush

Mais um concurso literário que participo, e mais uma decepção. Pergunto-me: será que devo continuar tentando ser escritor? Tapinhas nas costas já não adiantam mais.

Pepeu - Caixinha de surpresa

Imagem
Um dos LP's que fizeram minha cabeça nos anos 90. Nesse link pus algumas faixas que achei na internet e outras tive que upar de uma fita k7, por isso não esperem boa qualidade de áudio. Velhos tempos do Rap nacional, na época em que eu arriscava uns "pezinhos" e um break nas rodas do Uniãozinho e Center Club Danceteria, aqui em SCS.
http://www.4shared.com/file/143127032/9f542aa7/Pepeu_-_Caixinha_de_Surpresa_por_cassioneiblogspotcom.html

Mais sobre Caim

Na Folha de São Paulo de hoje, o "filósofo" Luiz Felipe Pondé, critica o novo livro de Saramago e o avalia como ruim, simplemesmente porque o autor faz "birra com deus".

Apesar de trechos quase engraçados, obra é fraca e óbvia na birra com deus

Luiz Felipe Pondé

Existem escritores que beiram a unanimidade. Chegam a ser vistos como “um bem da humanidade”. Saramago é um desses. Alguns de seus títulos são mesmo pérolas. Viajei por Portugal lendo seu livro “Viagem a Portugal” e foi uma experiência fascinante. Infelizmente, seu mais recente romance, “Caim”, não faz jus a sua história. Mais do que isso, “Caim” aponta para alguns limites de sua interpretação de mundo, e isso é importante na obra de um escritor do porte de José Saramago.
Sua fórmula para discutir a herança bíblica está esgotada e é hoje conhecida por qualquer criança no jardim da infância: o ressentimento contra Deus porque existe sofrimento no mundo. Trata-se de um caso derivado do ressentimento do qual fal…

Falou e disse...

Imagem

Caim, de José Saramago

Imagem
A partir de segunda estará nas livrarias o novo romance de José Saramago. A julgar pelas críticas e pelo tema do livro, vem muita polêmica por aí. No caderno "Prosa e verso" de "O Globo", há uma entrevista com o autor, que publico aqui:

Orígenes Lessa

Imagem
Com Orígenes Lessa inauguro uma seção para relembrar grandes escritores que estão um pouco esquecidos. Lessa foi um grande contista, que me influenciou bastante. Segue um conto publicado no livro Balbino, Homem do Mar:

MadrugadaOrígenes LessaDobrei a esquina do hotel, cansado e com sono. Caminhara o dia inteiro, tomando contato com a cidade, olhando vitrinas, examinando tipos, lendo tabuletas e painéis, admirando mulheres, ouvindo frases soltas, de diálogos alheios, procurando reconstituir, pela frase mal ouvida, o rumo da conversa, o drama, a intriga, o mexerico, os interesses que uniam aquela gente cheia de gestos e abraços. Duas horas da manhã. Às sete, devia estar no aeroporto. Foi quando me lembrei de que, na pressa daquela manhã, ao sair do hotel, deixara no banheiro o meu creme dental. Examinei a rua. Nenhuma farmácia aberta. Dei meia volta, rumei por uma avenida qualquer, o passo mole e sem pressa, no silêncio da noite. Alguma haveria de plantão... Rua deserta. Dois ou três qua…

Jacek Yerka

Obras surrealistas do polonês Jacek Yerka.

Putz!

Imagem
Imagens copiadas do blog do Pretinho Básico.