Zoom e Clichês

Início das aulas com algumas novidades. Em primeiro lugar, foi incorporado o ensino da Língua Espanhola na minha escola, o que significa que ganhei um novo desafio, afinal de contas não havia trabalhado com a disciplina ainda.

Outra novidade são as “Lições do Rio Grande”, impostas pelo governo do estado. O lado positivo é que todas as mudanças nos paradigmas de ensino que eu aprendi ainda no século passado estão sendo colocados em prática agora. Ler e escrever em diferentes gêneros e a gramática em função do texto, e não a decoreba da nomenclatura gramatical, estão ganhando o espaço necessário.

No 1º ano do Ensino Médio estou trabalhando com o gênero crônica e no material há um trecho de uma obra do artista gráfico Istvan Banyai, intitulada Zoom, em que se faz referência sobra a aproximação dos fatos do cotidiano que os cronistas fazem. Analisamos em grupo os desenhos e ficamos imaginando o que havia na capa da revista que um menino estava segurando. Nesse vídeo, há uma reprodução do desenho. Ele começa pelo microcosmo e vai ao macrocosmo, ao contrário do que era mostrado no livro.



Nos 2º e 3º anos, há a proposta de trabalhar sobre o que é arte, partindo de um poema-montagem de Philadelpho Menezes, poeta brasileiro morto no ano 2000.

A obra, intitulada Clichetes, lembra a goma de mascar Adams, que vira goma de mascarar, cujo sabor de menta vira sabor mental, além de transformar a palavra chicletes e “clichetes”. Também a letra C estilizada lembra a foice e o martelo do comunismo. Há várias leituras possíveis, como os clichês que mascaram a realidade, os regimes comunistas que manipulam a mente das pessoas (ou isso seria um clichê difundido pela direita?), ou de como recebemos tudo mastigado pela sociedade de consumo, etc.

Enfim, essa é uma proposta de trabalho para o primeiro mês de aula. Vamos aguardar os resultados.

Comentários

Leandro Haupt disse…
º-º Gezuiz...
Tiraram aula de qual disciplina pra por Espanhol?

Eu tinha o livro "Zoom" quando eu tava lá pela 4ª série, adorava ficar olhando ele :P
Cassionei Petry disse…
Leandro, foi no 3ºano,tiraram uma de inglês, ficou uma hora de cada.
Jorcenita disse…
Cassionei, sempre levo o livro "Zoom" no começo do ano para meus alunos, a fim de questioná-los sobre a realidade, fatos históricos, verdades estabelecidas, etc. É sempre interessante e divertido...
Há, seu blog está cada vez melhor!Congratulations.

Mensagens populares