Mensagens

A mostrar mensagens de Janeiro, 2010

Rádio Web Underground Lágrima Psicodélica

Para quem gosta do bom e velho Rock'n'roll, coloquei o player da rádio web do blog Lágrima Psicodélica. Som de primeira que não toca nas rádios convencionais. Visitando o blog, dá pra saber a programação, que é especial no fim de semana. Nos dias 13 e 14 de fevereiro, durante o carnaval, haverá o "1º Festival Virtual", com grandes bandas clássicas do rock.

Quem não quiser escutar a rádio, é só clicar no stop do player (putz, quantos estrangeirismos!) e continuar desfrutando meus textos sem som nenhum.

BBB lembra Zé Ramalho, Pitty e Iron Maiden

Imagem
por Cassionei Niches Petry “Povo marcado, povo feliz”. É o verso do poeta que me vem à mente quando ouço a maioria da população brasileira dando palpites sobre o reality show da Globo. Vocês fazem parte dessa massa que assiste ao BBB? Eu não, mas não consigo me livrar de ouvir ou ler e, por consequência, escrever sobre o assunto. Dos programas de rádio que escuto, aos jornais que leio, além dos diversos sites da internet, em tudo há alguma informação sobre o programa. Não sei os nomes de quem participa, mas sei alguma coisa sobre eles. Há até uma colega da área de Letras. Como gado, as pessoas foram marcadas pelo símbolo da Vênus Prateada. Não é à toa que ela tem esse epíteto, pois a Vênus, ou Afrodite na mitologia grega, era a deusa da beleza, do amor e da sensualidade (daí surgiram palavras como camisa de vênus e afrodisíaco). A Globo seduz com suas belas imagens, mostrando mulheres igualmente belas, revelando o que mais seduz em seus corpos. Por isso chamei o BBB, em outra crônica…

Meu texto na Gazeta do Sul de hoje

Imagem
A resenha sobre o romance de Altair Martins saiu hoje no jornal Gazeta do Sul no caderno Mix:

A escolha do ponto de vista é importantíssima para o desenvolvimento de qualquer narrativa, seja um filme ou uma história em quadrinhos, por exemplo. Nas narrativas literárias muito mais ainda, pois pode revelar ou esconder fatos, instigando o leitor e, principalmente, prendendo-o até a última página. Em Dom Casmurro, um dos mais importantes romances da literatura brasileira, Machado de Assis opta pelo narrador em 1ª pessoa, pois quem conta a história é Bentinho, o protagonista. Devido a isso, ficamos sabendo dos fatos só pelo ponto de vista dele e, consequentemente, não sabemos se Capitu realmente o traiu ou não com seu amigo Escobar, apesar de ele afirmar isso o tempo todo, inclusive achando seu filho idêntico ao outro. Não poderia estar imaginando coisas? É o conhecido “enigma de Capitu”, que até hoje provoca debates nos meios literários. Altair Martins escreveu A parede no esc…

Mais sobre o texto "O terremoto no Haiti..."

Legal a repercussão que o texto "O terremoto no Haiti e as explicações religiosas" teve. Primeiro, foi o mais acessado na minha página do Recanto das Letras. Depois, quando saiu na Gazeta do Sul, alguns conhecidos meus disseram que leram e gostaram, além de ter recebido um e-mail, nesse caso pouco elogioso. E agora, quando saiu no Bule Voador, vi que ele teve bastante visitas, além de ter sido linkado em vários twiters (e eu ainda sou contra essa ferramenta!). Dá pra ver em quais nesse link.
Lógico que escrevo para que pessoas leiam, por isso gosto de comentários, só não posso reclamar que recebo pouco, porque quase não comento em outros blogs. Não ganho nada, meu blog não é patrocinado e minhas colaborações, como as da Gazeta do Sul, não são remuneradas. Mas mesmo assim fico feliz ao saber que pessoas em todo o Brasil tiraram um pouco de seu tempo para, pelo menos, dar uma olhada rápida no que escrevo.

Plágio em novela? Satanismo na música?

Imagem

Meu texto no Bule Voador

Meu texto "O terremoto e as explicações religiosas" saiu hoje no Bule Voador, blog da LiHS – Liga Humanista Secular do Brasil
http://bulevoador.haaan.com/2010/01/27/o-terremoto-no-haiti-e-as-explicacoes-religiosas/

Quem vai salvar o mundo?

Imagem
Ouvindo o último CD dos Titãs, chamado Sacos Plásticos. Destaque para "Quem vai salvar o mundo", letra de Sérgio Britto.


Quem vai salvar o mundo de você?
Quem vai salvar você do mundo?

Quem vai livrar o mundo
De tantas certezas
Se nem a própria vida já não
Nos causa surpresa

Quem vai livrar o mundo
De tanto dar volta?
- Nem rumo certo ou norte
Por linhas tortas

Quem vai livrar o mundo
De ser e ser tantos
Se nem a própria morte já não
Nos causa espanto

Quem vai livrar o mundo
Das dores do mundo?
- Nem curso em linha reta
Nem passos sem rumo

Se não nos vemos nos outros
Se em nós os outros não se vêem
Se a vida é para tão poucos
Se a vida é para mais ninguém

Para escutá-la, clique aqui:
http://www.titas.net/discografia/player.php?id_disco=17&faixa_id=253&faixa_numero=11

Impacto no escuro

Imagem

Livros nos fazem crescer

Imagem

Repostando um conto