Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Junho, 2011

Além do ateu e do ateísmo

Já tem nome e cartaz o documentário no qual fui entrevistado, sobre o preconceito contra os ateus. Divulgação de @Carylmmig

Minha casa deixou de ser ilusão

"A casa é onde quero estar"

A ilusão da casa, de Vitor Ramil

Frustrações literárias

Assisti ao filme You Will Meet a Tall Dark Stranger, do mestre Woody Allen. Gostei particularmente de um dos personagens, um médico que abandonou a profissão para se dedicar a escrever – aliás, sempre me chama a atenção qualquer filme que tenha um escritor como personagem. Autor de um romance de sucesso, ele tenta desesperadamente emplacar outro, mas suas tentativas são frustrantes. Seu último trabalho está nas mãos do editor. Espera ansiosamente por uma resposta que, quando chega, mais uma vez o decepciona. Da mesma agonia eu tento fugir nos últimos meses. Há dois originais meus com editores. Meu livro de contos está com um editor local, um grande amigo dos círculos literários, esperando seu lugar ao sol (sei que é um lugar-comum, mas é o que vem a calhar agora). Esperava ser publicado no início desse ano, mas, ao que tudo indica, não virá à luz nem esse ano ainda. Tento esquecer que ele existe e sigo escrevendo meu romance.Já meu livro infantil, mandei-o para uma grande editora naci…

Suicídio exemplar

"Passei em revista todas as possibilidades de suicídio e, depois de encontrar objeções para cada tipo de morte, ao final decidi me fazer cócegas até morrer."

Trecho do conto "Pedem que digam quem eu sou", de E. Vila-Matas, do livro Suicídios exemplares.

Fala, mestre!

"Siempre escribí cuento fantástico y no hago ninguna diferencia con los otros, para mí no hay un mundo real, hay muchos mundos reales, el de la locura es sólo otro de los mundos reales."

Abelardo Castillo

No Vale dos Suicidas

Postei no Twitter e no Orkut ontem: "Entreguei meu ensaio sobre o suicídio. Não ficou bom. Acho que vou me suicidar."

Informo aos meus 6 leitores (tenho um a menos do que o Milton Ribeiro) que consumei o fato e estou no Vale dos Suicidas, que tem a internet tão precária quanto aí.

Bloomsday

Hoje, dia 16 de junho, é comemorado o Bloomsday por todos os amantes da boa literatura. Leiamos Joyce!

Aforismos por Cassionei (XIII)

"Enquanto refletimos sobre o suicídio, não o cometemos."

Frase que abre o meu ensaio para a disciplina de Estética e Cognição no Mestrado. Estou terminando o texto. Será que me suicido depois?

Meu texto "Uma crônica fria" no jornal Gazeta do Sul de hoje

Clique na imagem para ampliá-la.

Online

Cesare Pavese, escritor italiano, uma semana antes de se suicidar, escreveu no seu diário :
"Sem palavras. Um ato. Não vou escrever mais."

Lygia Fagundes Telles no Traçando Livros de hoje

“Aquele para quem for indiferente viver ou não viver será o novo homem. Quem vencer a dor e o medo, esse mesmo será Deus. E o outro Deus não existirá.”Kiríllov, personagem de “Os demônios”, romance de Dostoiévski.

Anti-Elegia nº 2, de Murilo Mendes

Uma crônica fria