Mensagens

A mostrar mensagens de Setembro, 2011

Texto "Aula chata é legal" na Gazeta de hoje

Imagem
O professor chega à sala de aula, sorridente, dá bom dia, abre o caderno de chamada e, brincalhão, diz: “chamaaaadaaaaa... a cobrar, para aceitá-la, continue na linha após a identificação”. Os alunos riem, um deles diz “só podia ser o 'sor' mesmo”, o gelo é quebrado, o mestre termina o dever burocrático e, ainda sorridente, vai começar a aula. Antes, porém, de ir ao quadro (negro, verde ou branco), ouve de um aluno, com a aprovação da maioria, a frase que lhe tira toda a base de sustentação: “Profe, faz uma aula diferente hoje, pra não ficar tão chata!” O mestre diminui seu sorriso, conta mentalmente até três e responde: “Caros alunos, bem-vindos ao mundo real. A realidade que os espera lá fora é chata, às vezes, assim como uma aula de língua portuguesa”.
Criou-se, nos últimos tempos, a ideia de que o professor deve ser como um apresentador de televisão, que precisa manter a audiência, tanto do auditório, como dos telespectadores. É preciso conquistar os alunos, dizem muitos te…

Aula chata é legal

Imagem
[Devaneios crônicos]

Fala, mestre

Imagem
"La vida misma no creo que haga escribir a nadie. El momento en que uno decide ser escritor es un instante de locura total y de voluntad, entendida en el sentido nietzscheano de la palabra, que es un sentido bastante delirante.
Escribir no es normal, lo normal es leer y lo placentero es leer, incluso lo elegante es leer. Escribir es un ejercicio de masoquismo; leer a veces puede ser un ejercicio de sadismo, pero generalmente es una ocupación interesantísima”

Roberto Bolaño

Meu texto na Gazeta do Sul de hoje

Imagem

Kit Ilha deserta (1° item)

Imagem
Os livros de Roberto Bolaño

“ora”, direis, “escrever poemas”

“ora”, direis, “escrever poemas”
certo, perdi o senso
viver escrevendo é perdê-lo

não, não escrevo poemas,
apenas os assassino.
sina, destino

narrar é o que faço
passo noites morrendo
escrevendo, bebendo

inseparável café
aroma, sabor, dor,
palavras, amargor

Da banda Aerosmith

Imagem
"Metade da minha vida está escrita em páginas de livros."(Aerosmith)

A SOMBRA DO OROBORO

Imagem
[Devaneio crônico]

Semana literária na Escola Bruno Agnes

Estarei no dia 14 de outubro conversando com os alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Bruno Agnes, na III Semana Literária e IV Feira do Livro. No blog do educandário, pode ser conferida a programação completa. Bela iniciativa, que precisa ser copiada por outras instituições.

http://escolabrunoagnes.blogspot.com/2011/09/iii-semana-literaria-e-iv-feira-do.html

O primeiro não a gente nunca esquece

Imagem
Recebi uma carta de uma grande editora afirmando que não vão publicar um livro meu. Primeira tentativa de publicar numa editora de porte e o primeiro não. Bom começo.

Orgulho?

Anotações do meu Moleskine (VIII)

Imagem
16/02/11
"—Não podemos falar do que não pensamos — diz Donida. — Não tenho nada contra o Restart, se eles estão felizes com a sua música alegre, pagando as contas, ótimo. Mas alguém tem que falar do amargor. Você viu uma mulher comparando o incêndio nos barracões das escolas de samba ao 11 de Setembro? Um mês depois daquela tragédia na serra, com todas aquelas mortes? Pois é."

Donida, músico da banda Matanza, em entrevista ao segundo caderno do jornal O Globo de hoje.

16/02/2011
Respondendo a alguns leitores em uma comunidade do Orkut que não gostaram do meu texto sobre o Ronaldo. Fui chamado de grosseiro, mal humorado,

Também gosto de futebol (cada vez menos, mas gosto), também tive alegrias com o Ronaldo (eu nanando a minha filha de 1 ano e pouco e gritando pelo gol do Ronaldo na copa de 2002) e tristezas também (o desgraçado deixou o Índio comendo poeira!). O foco do texto é outro. Quis dizer... bem, esquece o que eu quis dizer.

17/02/2011
Hoje fui presenteado por uma tia com 3 …