Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Julho, 2011

Armado e perigoso

Meu texto "Armado e perigoso" saiu na última sexta no jornal Gazeta do Sul.

Certa vez fui esperar minha esposa na saída do seu trabalho. Eram em torno de 11 horas da noite. Não havia um horário certo para ela sair, dependia do fechamento do caixa. Esperava sentado em uma escadaria à frente do estabelecimento. Trazia comigo alguns livros, pois acabara de vir da biblioteca da universidade. Notei que ela demorava demais, mas, como via pela janela que os funcionários ainda estavam trabalhando, achei que ela estava lá dentro ainda. Aproveitei para ler um pouco.Nesse meio tempo chegaram dois caminhões. Os motoristas e os ajudantes aproveitariam o estacionamento vazio para passarem mercadorias de um caminhão para o outro. Por algum motivo se incomodaram com minha presença. Ficaram me observando por algum tempo. Não demorou muito e chegou um carro da polícia. Os brigadianos falaram com eles e depois se dirigiram a mim. Perguntaram-me o que eu estava fazendo ali naquela hora. Disse q…

Amor e sexo, arte e literatura

No Traçando Livros de hoje, no jornal Gazeta do Sul, caderno Mix:


A cidade de Praga, por vários motivos, é uma cidade mítica. Para quem ama a literatura, ela remete a Franz Kafka, “O” escritor. Prédios kafkianos, com janelas de quartos que se abrem para salas de tribunais e corredores estreitos, só poderiam existir em Praga – um dos quartos em que o autor de A metamorfose viveu tinha como paisagem o interior de uma igreja.
Pois só poderia ser a capital checa o cenário destinado a Sérgio Sant’Anna no projeto “Amores expressos”, que levou 16 escritores a diferentes capitais mundiais para que se inspirassem e escrevessem histórias de amor. De amor?
O livro de Praga: narrativas de amor e arte (Companhia das Letras, 136 páginas), é uma típica obra de Sant’Anna, que desde a primeira coletânea de contos (O sobrevivente) se notabilizou pela experimentação artística, tanto na linguagem quanto na estrutura dos textos. Em princípio, o livro era para ser um romance, mas acabou se transformando em hi…