Curtas

O problema para eu conseguir atualizar o blog é que não tenho internet em casa. Fico dependendo de lan house ou o computador da escola, que é disputado. Mas aos poucos vai indo.
*
A polêmica da semana é o artigo do Jerônimo Teixeira na Veja sobre o movimento Literatura Urgente. O Marcelino Freire deu a resposta no seu blog Eraodito, e os comentários fervilham. Também pus meu comentário lá, lembrando que a Veja censurou, na resenha do Scliar sobre o novo romance do García Marquez, a palavra putas do título, colocando pontinhos. A Cíntia Moscovich me respondeu que são normas de algumas redações e tal. Mas o fato é que não se pode admitir que nas páginas sobre livros ocorra isso.
*
Ontem, na Band, a segunda parte do especial sobre Chico Buarque, tratando sobre a temática feminina nas suas músicas. Nas minhas aulas de Literatura trabalho com as letras do Chico, seja para estudar as rimas e as aliterações que ele utiliza, seja para falar da questão do eu-lírico, no caso o eu feminino. Trabalho também com as letras de temática social, observando as metáforas e outras figuras de linguagem que ele utilizava para driblar a censura dos militares. É sobre essa fase que vai ser o programa do próximo domingo.

Comentários

Mensagens populares