Feliz ano novo, mas não esqueça o velho



Um novo ano se aproxima e, com ele, o desejo consciente ou inconsciente de mudança. A rigor, o tempo é contínuo e por isso nada acontece de diferente na passagem do 31 de dezembro para o 1º de janeiro. No entanto, levados que somos pela massa, festejamos, planejamos, prometemos modificar o comportamento ou melhorar nossas relações, desejamos tudo de bom ao parente, ao amigo ou até ao estranho que estiver ao nosso lado. Não por acaso o primeiro dia do ano é marcado no calendário como “Confraternização universal”.
Nessa passagem, até o mais cético participa de certos rituais supersticiosos (estou falando por mim, claro): usar roupas com determinadas cores simbolizando os desejos (uso quase sempre roupa branca, com leves variações), comer lentilha e guardar as sementes para melhorar a vida financeira (saudade da querida vizinha Dona França que enchia minha carteira com as sementes) e não comer aves, para não deixar a felicidade voar e fugir de nossas vistas, sem contar que elas ciscam para trás, o que representa o atraso. Essa linguagem simbólica, cultivada por diferentes pessoas que possuem crenças distintas, tem como objetivo atrair boas energias ou bons fluidos, de acordo com a nomenclatura dos místicos. Se funciona ou não, é crença de cada um. Acredito que não, mas faz parte da festa. Diga-se que tudo isso não tem nada a ver com nenhuma força superior, como muitos pensam, mas sim é um motivador interior. Se estamos dispostos a construir um ano melhor, faremos com esses ritos de passagem ou sem eles.
Esse período é chamado de réveillon, que em português significa "despertar". Temos aí a metáfora do nascimento: um novo ano nasce e temos que nos renovar, sem esquecer, no entanto, o que passou. O primeiro mês do ano é janeiro, cujo nome é uma homenagem ao deus romano Jano, porteiro dos céus, cujas imagens representativas o trazem com duas faces, uma olhando para frente, o futuro, outra olhando para trás, o passado. Assim como Jano, não podemos esquecer o que fizemos. Temos que avaliar tanto os acertos, para repeti-los ou melhor, aprimorá-los , quanto os erros, para não voltar a cometê-los. Nietzsche, o bigodudo filósofo alemão escreveu em seu livro Aurora título que remete à claridade no horizonte anunciando o nascer do sol que devemos ir além do caminho já percorrido, pois “outros pássaros voarão mais longe!”.
Outras culturas possuem calendários diferentes e, por conseguinte, celebram o Ano-Novo em datas distintas. O calendário cristão, entretanto, é predominante e mobiliza o mundo todo. Celebramos, então, e não esqueçamos de não apenas desejar um ano feliz para o próximo, mas agir para que isso aconteça.

Comentários

Mensagens populares