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Traçando Livros de hoje é sobre Fernando Monteiro


http://www.grupogaz.com.br/gazetadosul/noticia/436161-a_sombra_por_tras_da_cortina/edicao:2014-03-26.html



A sombra por trás da cortina

Conheci a obra do pernambucano Fernando Monteiro pelas páginas da extinta revista Bravo!, que abrigava os seus contundentes artigos e divulgou seus primeiros romances. Foi a publicação de O grau Graumann, no entanto, em 2002, que me tornou um leitor mais atento ao que ele escrevia, afinal, trazia como personagem o primeiro brasileiro ganhador de um Prêmio Nobel, no caso de Literatura, Lúcio Graumann, que, como se não bastasse, era gaúcho de Santa Cruz do Sul! Escrevi na época uma resenha sobre o livro para o Variedades, página diária de cultura que foi antecessora deste caderno Mix.
Em 2006, saiu o romance As confissões de Lúcio, dando continuidade ao que seria uma trilogia, interrompida, entretanto, segundo o próprio autor me informou, pelo fim das atividades da editora Francis e porque nenhuma casa editorial se interessou em publicar uma caixa com os três livros como ele desejava. O terceiro volume ficou engavetado.
 O mundo ficcional em torno de Lúcio Graumann continuou sendo ampliado por Fernando Monteiro em outros suportes, como a sua coluna no jornal literário Rascunho, através de contos e também entrevistas fictícias. Nestes textos, aparece a figura de Alba de Céspedes, uma escritora ítalo-cubana, que teria tido um relacionamento com Graumann e é mencionada em As confissões de Lúcio. Uma narrativa escrita por ela, O anelante, é lida pela protagonista de O livro de Corintha (Companhia editora de Pernambuco, 117 páginas), mais recente romance de Monteiro e, segundo ele, o derradeiro de sua carreira. Também no Rascunho surgem algumas notas que nos remetem a essa obra e que revelam que O livro de Corintha seria um romance inacabado de Graumann e se chamaria A intrusa na sombra, título que seria do terceiro livro da trilogia de Monteiro.
A trama se inicia com a chegada de Corintha Arnauld à casa de um escritor cego, Methódio Guerreiro, contratada para trabalhar como datilógrafa no novo projeto do autor, uma história em que um voyeur observa com uma luneta uma mulher em outro apartamento e passa a escrever sobre o que vê. Corintha, por sua vez, passa também a relatar ao seu patrão os livros que leu e essas histórias vão aparecendo e desaparecendo como se fossem abrindo cortinas ou derrubando véus que escondem sem esconder e revelam sem revelar verdades das personagens: “Há tantos pequenos mistérios em torno de uma vida sem mistério algum, numa janela aberta para a curiosidade, quando ela se abre, é claro, sem cortinas para a visão de rotinas suaves ou agitadas, tensas ou calmas, das mulheres sozinhas ou das casadas, que se tocam e não se tocam (...).”
O leitor vai empurrando as cortinas, tentando penetrar na obra, mas novas cortinas vão surgindo e nada é revelado. Sentimo-nos como Methódio, não enxergamos um palmo a nossa frente, mas vemos pelos olhos de Corintha, que nos desvia do caminho, ela mesmo dando novos rumos para a narrativa que datilografa. Resta-nos a sombra por trás destas cortinas. Uma intrusa. Seria a própria literatura?

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