Mensagens

A mostrar mensagens de Maio, 2011

Textículos (VIII)

Agora é tarde demais. Ele está nas últimas horas de vida, sem possibilidade de voltar. Não há mais nenhuma chance de ela pedir perdão. Fez o que fez, já era. Somos uns imbecis, os humanos, não aproveitamos o tempo presente, não avaliamos o passado e esquecemos o que pode acontecer no futuro. Ele bem que avisava, mas ela ignorava. Seu orgulho, a vontade de sair sempre por cima, ter sempre a razão, tudo isso estragou a vida de ambos. Adianta agora se arrepender?

Carver e Giannetti

Imagem

Textículos (VII)

Imagem
“Vou ali me suicidar e já volto!”, disse aos amigos, brincando. A morte, porém, não entendeu a brincadeira.
Imagem
"Todos os homens sãos pensaram em suicídio alguma vez."
Albert Camus
Imagem
"Só existe um problema filosófico realmente sério: o suicídio."
Albert Camus.

O que faz as pessoas seguirem uma religião?

Leituras do Traça

Imagem

"Aprender com os erros" na Gazeta do Sul de hoje

Imagem

Jorge Timossi

Imagem
Não comentei aqui a morte do jornalista Jorge Timossi (na imagem, ao lado do personagem Felipe, da tira da Mafalda, inspirado nele) ocorrida no dia 10 de maio, em Cuba. Nascido na Argentina, Timossi também escreveu minicontos, dos quais tomei conhecimento lendo O livro da metaficção, do Gustavo Bernardo. A seguir, alguns "continhos" do autor:

Prólogo autocrítico

Quando confidenciei a um narrador amigo que estava escrevendo contos curtos, em uma única frase, perguntou-me qual a razão, se era devido à grave escassez de papel, e não lhe respondi, quem sabe não ia aproveitar a ocasião para trazer à baila o velho tema das medidas e magnitudes, grande ou pequenas, nas idéias de um escritor.

Parênteses

(Aquele escritor era tão respeitoso para com seus leitores que colocava tudo que escrevia entre parênteses para que eles pudessem escolher (livremente) entre lê-lo ou não, incorporar o texto completo ou tomá-lo como uma (simples) intercalação, ou ficar só com os parênteses que (como se s…

Errata

Interessante: num texto sobre os erros de português, cometi um erro de concordância, já devidamente corrigido. Alguém aponta mais um?

Aprender com os erros

Imagem