Resenha sobre "O último minuto", de Marcelo Backes
Texto que escrevi sobre a obra de Marcelo Backes, publicado originalmente no site Posfácio. Um trecho foi destacado no site do autor:
A literatura entra em campo
Logo ao ler as primeiras páginas de O último minuto (Companhia das Letras, 221 páginas), de Marcelo
Backes, cheguei a uma conclusão: não fiquei impressionado. Essa afirmação
não significa que não gostei do romance, bem pelo contrário. Acontece que já
conhecia a obra do autor, tanto na tradução quanto na crítica, sem falar nos
seus próprios livros, sendo o meu preferido Estilhaços:
minigâncias, digressões e batocaços, publicado em 2006, livro de aforismos
e epigramas cortantes, como esse: “Minha arte não corteja, ela estupra.” Por
conseguinte, já sabia de antemão que estaria diante de um grande livro. E não
errei.
Marcelo Backes tornou-se conhecido do público gaúcho pelas suas críticas
literárias na imprensa e em publicações especializadas. De opinião forte e
muitas vezes negativa com relação a trabalhos de escritores de renome, escreveu
uma espécie de defesa de sua forma de avaliar os livros, o ensaio “Viva a
crítica que mete o pau!”, publicado na extinta revista Blau e depois como
posfácio do seu primeiro livro, A arte do
combate, de 2003, em que afirma: “Difícil é criticar, é ser severo, não
seguindo a perniciosa sugestão que ensina a viver em paz com o mundo e prega o
lema de ser gentil com o próximo.”
O autor também se destacou no meio acadêmico, sendo doutor em
Germanística e Romanística pela Universidade de Freiburg, na Alemanha. Foi como
tradutor, porém, que seu trabalho se consolidou. Kafka, Goethe, Nietzsche e
tantos outros autores de língua alemã foram vertidos para o português por ele,
sempre em edições enriquecidas com introduções e notas de rodapé. Organizou
também a coleção de clássicos “Fanfarrões, libertinas & outros
heróis”.
Estreou no romance em 2007, com maisquemória, um misto de relatos de viagem e memórias de um
professor que passa seis anos viajando e estudando doutorado na Alemanha.
Ficção ou verdade? “Nem [vou pedir] perdão porque o ‘eu’ aqui e acolá enfuna as
velas por demais ao contar suas aventuras de baixo.” O subtítulo do livro é
elucidativo, se repararem na parte que está em destaque: “caderno europeu de
viagens”. A segunda narrativa longa, Três traidores e uns outros, de 2010, também
tem muito de autobiográfico. “Eu tinha sido um tradutor famoso, escritor
frustrado ainda por cima, chamado até de filósofo, e metido a ensaísta.”
Antes de partir para a obra tema deste artigo, aponto um
problema no que estou escrevendo: ele vai de encontro ao que expôs Backes no
ensaio citado anteriormente. Mas, ora, não sou crítico literário, sou um
simples leitor que escreve sobre os livros que lê. Então, vamos adiante.
Em O último minuto, um
ex-treinador de futebol, chamado João, o Vermelho, conta dentro da prisão a sua
história a um seminarista. Ficamos sabendo que cometeu um crime grave, que será
revelado apenas no final. A conversa com o futuro padre, narrador que tão-somente
transcreve o relato, é uma espécie de catarse para o preso, um descendente de pai
russo e mãe alemã, que foi criado em uma pequena cidade no interior do Rio
Grande do Sul. “Eu ouvia tudo e
ficava pensando quando ele contaria sua versão dos fatos que de fato
interessavam, como fora mesmo que todo aquele sangue jorrara, enquanto ele se
perdia em prolegômenos e minutos de silêncio, alegando que eu precisava ouvir
pra entender, tentar entender, entender aquilo que ele mesmo não entendia.”
Nessas digressões, relata sua atrapalhada fase de guri do
interior gaúcho vivendo na capital para estudar Educação Física na
universidade, o relacionamento conturbado com o filho, a experiência como
treinador na Suécia e depois no Rio, a traição da sua mulher com o centroavante
do time do qual é técnico e, ainda sem revelar a tragédia, salta para a fuga
que empreendeu por diversos lugares do Brasil durante mais de nove anos.
O futebol (tema também abordado em um capítulo de Estilhaços) serve como metáfora da vida,
numa comparação já esgotada, como o próprio João chega a sugerir ao lembrar as
frases futebolísticas do ex-presidente Lula. Porém, o jogo entra aqui porque é o
que faz despertar as mais diversas emoções no homem (“o futebol era o único
lugar em que ao mais macho dos homens era permitido se mostrar histérico”), deixando-o
exposto, caso do protagonista, que revela tudo ao missionário.
O último minuto, além da alusão aos momentos finais de uma
partida, refere-se também às revelações importantes sobre o enredo que temos
apenas no instante derradeiro, depois de muita cera do protagonista. A história chega ao seu fim, no entanto fica
ecoando na mente do leitor por algum tempo, como se fora a prorrogação de um
jogo. Um jogaço, senhoras e senhores. Um jogaço.
Cassionei
Niches Petry é professor, mestre em Letras e escritor. Publicou Arranhões
e outras feridas (Editora Multifoco).
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