Notas de leitura sobre Edições perigosas, de John Dunning


Para quem, como eu, é um leitor que adora livros que tenham como o tema o próprio livro, o romance policial Edições perigosas (no original Booked to die), de John Dunning, é uma leitura obrigatória. Mais ainda para os bibliófilos.

O protagonista é o “tira” Cliff Janeway, que nas horas vagas coleciona livros raros, principalmente primeiras edições. Confesso que tenho inveja de quem pode bancar uma boa grana para montar um biblioteca com obras difíceis de se conseguir. Contento-me, no entanto, com exemplares baratos dos sebos e de vez em quando consigo algumas preciosidades por valores bem em conta, inclusive autografados.

Janeway é o narrador e relata a investigação sobre o assassinato de um alfarrabista, Bobby Westfall, um tipo de “catador” e fornecedor de livros raros para os livreiros. Passa a conhecer, portanto, o lado sombrio do negócio, em que o dinheiro e a chance de se obter uma coleção única e valiosa podem levar os bibliófilos a cometerem crimes. Mesmo assim, ele nutre o desejo de largar sua profissão e montar sua própria livraria. Uma confusão com seu maior desafeto, Jackie Newton, primeiro suspeito do crime, o leva a sair da polícia, dando a oportunidade de seguir seu sonho. No entanto, mais dois assassinatos, e agora na sua própria loja, a Twice Told Books, o levam a investigar por conta própria. Entra em cena também uma paixão por uma especialista em livros raros, Rita McKinley, e o enredo segue rumos inesperados.

O prazer deste leitor que vos escreve foi plenamente satisfeito, não só por causa da narrativa envolvente, requisito importante no gênero policial, mas também devido às descrições dos livros velhos, como se conhece um valioso, os passeios dos personagens por bibliotecas invejáveis, os comentários sobre os escritores, o debate sobre o que é mais importante, acumular ou ler os livros.

John Dunning conhece bem esse universo, pois também é bibliófilo e dono de uma livraria. Edições perigosas é só a primeira aventura de Cliff Janeway, que irá aparecer em outros romances do autor, que ainda pretendo ler. Por ironia, quase todos eles só são encontrados em sebos, mas com preços acessíveis, diferentemente dos procurados pelo ex-detetive. 

Comentários

Mensagens populares