Para tentar entender o suicídio

Comentários

Tu te lembras do ensaio de Schopenhauer, 'Sobre o suicídio'? Entre os antigos, sob os auspícios da tradição greco-romana, o suicídio era entendido como uma iniciativa honrosa, uma resposta a uma determinação política ou social. Sei que estudas o suicídio há anos, mas tens de ler os filósofos e o que eles têm a dizer sobre o fenômeno. O ensaio de Hume, 'Essays on suicide', também tem uma abordagem moderna e muito interessante, nunca traduzido para o Português, lamentavelmente. A cristandade maculou o suicídio de fracasso moral e covardia. Neste sentido, sou partidária de Nietzsche e sua feroz crítica ao cristianismo. Abraços e um bom final de ano para ti e família. Rô
Cassionei Petry disse…
Obrigado pelo comentário, Rô. Sim, tenho que ler mais os filósofos sobre o tema. Não vou esgotar o assunto tão cedo. Muito pra aprender ainda. Quanto ao ensaio, como não vou lembrar, já que tua tradução dele foi dedicada a mim. Bom final de ano pra ti também. Saudade.
Cassi, tudo bem? Voltei aqui para te contar que ganhei hoje uma conferência de William James, editada há pouco pela Editora Nós de SP, intitulada "Vale a pena viver?". É justamente sobre o suicídio. Minha filha viu que me interessei e foi lá e comprou o texto, que é pequeno em formato de livro. Muito interessante! Tu tens de conferi-lo também! Abração!

Mensagens populares