Sonhos mesquinhos ou mundo mesquinho?



Vi uma postagem de uma página cultural reproduzindo alguns dos versos de "O mundo é um moinho", do Cartola, porém repetindo a forma como Cazuza cantava, supostamente de forma errada. Como não gosto de ficar comentando nas páginas, comento por aqui a quem interessar.

Cazuza interpreta assim:

"Ouça-me bem, amor 

Preste atenção, o mundo é um moinho 

Vai triturar teus sonhos, tão mesquinhos 

Vai reduzir as ilusões a pó".


Nesse caso, os sonhos seriam mesquinhos. Porém, quem ouve o Cartola interpretando, na gravação original, nota que ele se refere ao mundo:

"Preste atenção, o mundo é um moinho

Vai triturar teus sonhos, tão mesquinho".

Ou seja, o mundo é mesquinho, rimando com moinho. Consta que a letra seria destinada a uma filha adotiva, um conselho de como encarar os reveses da vida. Nesse sentido, ele não diria, em princípio, que os sonhos dela seriam mesquinhos.

Outros artistas preferem "mesquinhos", como a Beth Carvalho e o grande Nelson Gonçalves. Ney Matogrosso, por seu turno, canta "mesquinho". É a palavra que faz mais sentido.

Já o verso "Vai reduzir as ilusões a pó", eu utilizei no meu conto "Arranhões" nas duas versões publicadas em "Arranhões e outras feridas" e "Cacos e outros pedaços". Mas aí é outra história.


Comentários

Mensagens populares