Magia Negra

Lendo alguns livros sobre fantasia, horror e também "Os livros da magia", HQ com o personagem Tim Hunter, criado por Neil Gaiman e plagiado pela criadora do Harry Potter, e depois de ler uma discussão sobre o tema em uma comunidade do orkut, cheguei a essa conclusão sobre "magia negra". Se há equívocos, por favor me corrijam:

A expressão "magia negra" deriva da palavra necromancia, formada por "necro", morto (daí necrotério) e "mancia", método de advinhação (daí quiromancia, que é a leitura de mãos). Portanto seria a consulta aos mortos sobre o futuro ou simplesmente invocá-los, como no jogo do copo. A expressão virou nigromancia e, pela semelhança, se transformou em "magia negra", que passou a designar toda a magia do lado negativo, das sombras, contrário da luz. Vejo aí um certo exagero na questão de colocá-la como racismo, pois o lado negro, das sombras e o lado branco, da luz, não tem a ver com a questão da pele, até porque é muito anterior à escravidão do negro. Mas claro, depois os racistas vão se utilizar disso para atacar o negro, achando que seria o lado negativo da humanidade.

Comentários

augusto c faleiro disse…
um tanto sim professor. MAs na verdade a magia negra tem a ver com os rituais sabáticos realizados a noite,no que era oferecido crista´s mortos ou almas de antepassados a sabá que tomava forma de cabra durante a noite( durante o dia era uma arvore(Salgueiro)) .Lendas dizião que sabá em forma de cabra com o torax de mulher, abusava dos homens com ajuda dos seus "parceiros" o cubos, A Sucubos , o Encubos.MAs são lendas católicas para dizer que sabá era o demônio.

Mensagens populares