Anotações no meu Moleskine (I)

06/01/2010
A Última Noite de Boris Grushenko, do Woody Allen, é um filme bem curioso, em que ele parodia romances russos, como "Guerra e Paz", "Os irmãos Karamazov," etc. Há um diálogo entre o Bóris e a Sônia em que são citados títulos de romances do Dostoiévski.

14/01/2010
Há uma música do LP “O papa é pop”, dos Engenheiros do Hawaii chamada “Perfeita simetria”. Aparentemente, parece uma redundância, reforçada ainda pelo refrão: “Ao tempo em que nada/ Nos dividia/ Havia motivo pra tudo/ E tudo era motivo pra mais/ Era perfeita simetria/ Éramos duas metades iguais”. Ora, se há uma simetria, ela já é perfeita; se há duas metades, elas são invariavelmente iguais. Mas não é bem assim.
Quando trato desse assunto com meus alunos, lembro sempre de uma das alegorias do filósofo Platão, na obra “O banquete”, em que aborda o amor. Em um dos diálogos, diz Aristófones, comediógrafo do teatro grego, que em tempos passados, antes do masculino e do feminino, haviam os andróginos, seres que possuíam os dois gêneros ao mesmo tempo.

Comentários

Mirella disse…
"O Banquete" é outro nível. Leitura muito boa.
Cassionei Petry disse…
"O banquete" é um banquete.

Mensagens populares