Anotações sobre a leitura de Contos e novelas reunidos, de Sérgio Sant’Anna



Lendo e relendo algumas obras de Sérgio Sant’Anna em Contos e novelas reunidos, “tijolo” de mais de 700 páginas publicado pela Companhia das Letras em 1997, mas já fora de catálogo. Conhecia sua obra através da coletânea de contos Notas de Manfredo Rangel, repórter (a respeito de Kramer) e fui capturado pela escrita experimental e sofisticada do autor. Depois fui lendo erraticamente outras obras e já escrevi aqui no blogsobre O livro de Praga.
Um dos livros reunidos no volume é O monstro, de 1994. Na sua edição original tinha o subtítulo “três histórias de amor”, que não consta na edição de 97. Na primeira novela, “A carta”, temos Beatriz, uma engenheira que escreve uma longa carta para Carlos, um secretário de governo do estado de São Paulo, com quem teve uma aventura sexual numa pequena cidade.
“O monstro” é composto por uma entrevista do professor de filosofia Antenor Lott Marçal para uma publicação sensacionalista. Acusado por ter, juntamente com sua namorada, estuprado e assassinado uma mulher cega, a história do professor antecipa de certa forma o enredo de Um crime delicado, romance publicado também em 97. Em “O monstro”, porém, o crime não tem nada de delicadeza.
Por fim, “As cartas não mentem jamais” acompanha um pianista brasileiro famoso, Antônio Flores, num quarto de hotel em Chicago com uma jovem de 16 anos. Arte e jogo se misturam numa trama sexual, em que o músico relembra fatos de sua infância, ora para a jovem com quem vive uma noite de amor, ora para o suposto pai da moça, um cientista, e a mulher que está com ele em outro quarto, uma psicanalista que foi amante de Godard.
Como costuma acontecer neste blog, talvez as notas de leitura sobre o “tijolo” de Sérgio Sant’Anna não continuem. A leitura, porém, continuará durante o resto das minhas férias. Será?

Comentários

Unknown disse…
Esse Livro de Praga descreve as experiências do autor para a série Amores Expressos? Assisti ao programa no Arte 1 e estou curioso sobre o livro.
Cassionei Petry disse…
Sim, faz parte da coleção "Amores expressos".

Mensagens populares