"Esquerda ou direita: é preciso escolher?", meu artigo no jornal Gazeta do Sul de ontem



Esquerda ou direita: é preciso escolher?

Já fui ligado à política na juventude. Influenciado pelo movimento Hip Hop, eu era de esquerda, preocupado com questões sociais. Era petista, daqueles que usavam estrelinha no peito. Entrando na universidade, minha ideologia foi fortalecida, afinal os professores que não eram indiferentes à política faziam questão de demonstrar seus ideais esquerdistas, a admiração pelo socialismo, o ódio à direita. Na aula de didática, no lugar de práticas de ensino, aprendi a criticar a visão neoliberal e capitalista que acabava com a educação. Fui muito bem doutrinado. Emocionei-me com o Lula eleito.

Algo, porém, me inquietava. Não conseguia aceitar a visão coletivista do esquerdismo. Os que criticavam a condição do povo como massa de manobra do capital se tornavam uma massa obediente aos ditames socialistas. Minha individualidade estava ameaçada. Porém, conheci livros e sites da internet que reconheciam a importância do indivíduo. As letras do Neil Peart, baterista da banda Rush, também começaram a me fazer refletir sobre o homem frente à massa. Esse pensamento, no entanto, é relacionado à “direita” e para mim isso era uma ofensa. Era o que minha mente ainda presa à esquerda pensava.

Boa parte da direita, infelizmente, mantém uma postura religiosa dogmática, e criticam os ateus como eu. Por isso, hoje digo que estou em cima do muro, com uma visão privilegiada dos dois lados. Todas as manifestações dos últimos anos, sejam as dos “mortadelas”, sejam as dos “coxinhas”, foram observadas aqui de casa, pela TV e pela internet. Não saio às ruas porque não quero parecer uma ovelha a mais no rebanho.

O que me incomoda é a visão simplista de meus pares intelectuais (professores, escritores, filósofos, artistas) tentando defender a todo o custo o governo que foi deposto. Há uma subserviência incrível a um partido que partiu não só o Brasil como a própria esquerda. Penso que a falta de independência política limita a ação desses intelectuais que fingem não enxergar a realidade de miséria que vivemos em todos esses anos (não começou só agora) e a corrupção que atingiu altos níveis justamente com seus heróis.

Esquerda e direita já estiveram no poder. O que mudou? Os Engenheiros do Hawaii já cantavam nos anos 80: “Esquerda e direita, direitos e deveres,/ Os 3 patetas, os 3 poderes/ Ascensão e queda, são dois lados da mesma moeda/ Tudo é igual quando se pensa/Em como tudo poderia ser/ Há tão pouca diferença e há tanta coisa a fazer.” Uma das coisas a fazer é reconhecer que existe tanto ditadura de direita como de esquerda. Ambas são indesejáveis.

Comentários

Mensagens populares