200 anos de Edgar Allan Poe


Precursor da literatura de horror moderna, o romancista, contista e poeta americano Edgar Allan Poe nasceu em Boston, no dia 19 de Janeiro de 1809.
Autor de contos como “A queda da casa dos Usher” e “O gato preto”, em que estão presentes o mistério e o terror góticos, típicos do século XIX. Já em histórias como “Os crimes da Rua Morgue” e “A carta roubada”, temos histórias policiais, sendo Poe considerado o precursor desse gênero. O poema “O Corvo”, já abordado aqui em post mais antigo, é uma das peças mais traduzidas de sua obra.

Poe inventou o gênero fantástico, podemos dizer assim, pois acabou influenciando diretamente escritores como Dostoiévski, Lautréamont, Júlio Verne, Stephen King, Clive Barker e tantos outros.

Teve também seus contos transpostos para o cinema, sendo as adaptações mais populares dirigidas pelo mestre dos filmes B, Roger Corman, com atuações de Vincent Price. Destaque para “O corvo”, misto de terror e comédia, tem Vicente Price, Boris Karloff e um jovem até então desconhecido, Jack Nicholson, além do roteiro escrito por Richard Matheson (autor do romance “Eu sou a lenda”).

Poe morreu em outubro de 1849, depois de ser encontrado em um profundo estado de embriaguez.

Comentários

Sou fã de Poe, já escrevi sobre ele também. Meus contos preferidos são o gato preto e assassinatos na rua morgue. O que me encanta nos escritos de Poe, é que ele assume a primeira pessoa em quase todos... Gosto disso, dá mais terror kkkkkkkkkkkkk
Grazi disse…
Aiii!
Também adoro Poe! *-*
Jorcenita disse…
Ao terminar de ler "O corvo" e "O retrato oval", agradeci ao universo, por ter colocado no mundo Edgar Allan Poe. Através de suas histórias atravessou os séculos, tocou minha 'essência' e fez um dia na minha vida ser mais alegre e mais feliz.

Mensagens populares