Entendendo o cinema (os irmãos Lumiére)
Depois de uma conversa com uma aluna minha, a Katiele, apaixonada pelo cinema e que deseja conhecer a sétima arte desde seus primórdios, resolvi postar uma série de textos com links para baixar filmes clássicos ou assisti-los on-line. Vou usar bastante nesta empreitada textos do Wikipédia e outros sites, devido à falta de tempo para escrever (costumo pensar muito quando escrevo). Quando possível, escreverei alguma coisa, até porque tenho muito para comentar sobre as obras que estou assistindo.
Começando... do começo:
Cinema
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O cinema (abreviação de "cinematógrafo", do francês cinématographe, composto dos elementos gregos κίνημα "movimento" e γράϕω "escrever") é a técnica de projetar fotogramas (quadros) de forma rápida e sucessiva para criar a impressão de movimento, bem como a arte de se produzir obras estéticas, narrativas ou não, com esta técnica. Compreende, portanto, uma técnica, uma forma de comunicação, uma indústria e uma arte.
Por metonímia, a palavra cinema também pode se referir ao conjunto de pessoas que trabalham na indústria cinematográfica, ou ainda à sala de espetáculos onde são projetadas obras cinematográficas.
A invenção da fotografia e sobretudo a da fotografia animada foram momentos cruciais para o desenvolvimento não só das artes como da ciência, em particular no campo da antropologia visual.
O cinema é possível graças à invenção do cinematógrafo pelos Irmãos Lumière no fim do século XIX. Em 28 de dezembro de 1895, no subterrâneo do Grand Café, em Paris, eles realizaram a primeira exibição pública e paga de cinema: uma série de dez filmes, com duração de 40 a 50 segundos cada, já que os rolos de película tinham quinze metros de comprimento. Os filmes até hoje mais conhecidos desta primeira sessão chamavam-se "A saída dos operários da Fábrica Lumière" e "A chegada do trem à Estação Ciotat", cujos títulos exprimem bem o conteúdo. Apesar de também existirem registros de projeções um pouco anteriores a outros inventores (como os irmãos Skladanowski na Alemanha), a sessão dos Lumiére é aceita pela maciça maioria da literatura cinematográfica como o marco inicial da nova arte. O cinema expandiu-se, a partir de então, por toda a França, Europa e Estados Unidos, através de cinegrafistas enviados pelos irmãos Lumière, para captar imagens de vários países.
Eis os primeiros filmes do cinema, de 1895:
La Sortie de l'usine Lumière à Lyon (A Saída da Fábrica Lumière em Lyon)
L'Arrivée d'un train en gare de la Ciotat (Chegada de um Comboio à Estação da Ciotat)
Le Déjeuner de Bébé (O Almoço do Bebé)
L'Arroseur arrosé (O "Regador" Regado) e outros
Comentários
não comento muito mas sempre que dá, passo por aqui.
Adoro visitar meus amigos blogueiros.
Quando puderes:
http://inariando.blogspot.com
Abraços!