Livros à mão cheia...

Conversando com alunos, cheguei à conclusão que muitos gostam de ler sim, a questão sempre é a obrigatoriedade ou então o "fazer trabalho" sobre o livro. Tenho alunos que falam sobre Senhor dos anéis, Harry Potter, Crepúsculo, os livros do Dan Brown com tanta empolgação que penso: está aí, os jovens leem, só não leem o que gostaríamos. Vou dedicar alguns posts de vez em quando para escrever sobre esses livros, indicar outros, enfim, o que der na telha. E espero comentários de incentivo!

Um aluno meu da 8ª série disse uma vez um coisa curiosa. Ele não lia porque lhe doía os olhos. E o computador, perguntei? Ele disse que ficava a maior parte do tempo na frente da tela. Pensando nisso, sugeri então que ele lesse livros no PC. Ele gostou da ideia. Por isso, abro este espaço para postar links de livros para que alunos como ele possam ler no computador. Inicio a série com um pacotão das obras quase completas do Tolkien. É só baixar e depois descompactar o arquivo. Vocês vão ver as preciosidades que há ali.

Mas lembrem-se: procurem comprar os livros de que gostarem, pois só assim a literatura nunca vai morrer.



Download


Boa leitura!

Comentários

verdade...
o negócio é que ás vezes no meio dessa obrigatoriedade é que agente descobre o que é literatura de verdade
pra mim os jovens (incluindo-me) sempre procuram o caminho mais fácil e esses livros atuais são bem fáceis de ler
leem "sem pensar"
não tem que se esforçar pra entender o que está escrito
mas esse é um assunto muito polêmico
só te digo que é uma boa idéia ler livros no pc, mas nada vai substituir os bons e velhos livros
e o prazer que eu e muitas pessoas sentem em folhera aquelas páginas amareladas...

boa semana!
bjo
Cassionei Petry disse…
Sem dúvida, todo o ritual de pegar, folhear, cheirar e, claro, ler um livro, é insubstituível.
Robson Duarte disse…
Há muito me pergunto por que grandes clássicos da literatura não são relançados numa linguagem mais simples.

Acho que a maioria dos jovens não saberia dizer o que é "coriscante", por exemplo.

Força no blog aí e, uma hora dessas, agente podia bater um papo.
Cassionei Petry disse…
Valeu pela força, Robson.

Mensagens populares