Religulous


Atendendo a pedidos, posto aqui o link para o documentário que vem causando polêmica e, para meu espanto, está agradando a muitos dos meus alunos de Filosofia, que geralmente não gostam de assistir a documentários, quanto mais legendados. O filme é Religulous, do diretor Larry Charles, o mesmo de Borat e Bruno. Bill Maher, ator cômico e apresentador de TV, percorre várias partes do mundo para questionar a religiosidade das pessoas. Irreverente e perspicaz, daqueles que não perdem nenhuma piada, ele consegue deixar em saia justa seus entrevistados e mostra quão ridículo é o fanatismo religioso. Mas o que mais me tocou foi a mensagem final, uma reflexão sobre os destinos do homem.

Confesso tenho certo receio de passar o filme, pois tenho muitos alunos religiosos e não sei a reação que as famílias podem ter. Porém, o meu objetivo, e isso deixei bem claro, é causar reflexão. Como diz o próprio Bill, "enquanto eles estão vendendo certezas, eu estou vendendo dúvidas".

Curiosidade:
Foi dito a todos os entrevistados que o nome do documentário seria "A Spiritual Journey", “Uma Jornada Espiritual”, em tradução livre.

Download
Créditos para a comunidade no Orkut sobre o filme.

Comentários

Mirella disse…
Excelente documentário.

Mensagens populares