Mais um comentário de um leitor sobre "Os óculos de Paula"

Comentário de mais um grande leitor, Felipe Kopp:



O salto de qualidade entre vários dos seus contos do livro anterior e Os óculos de Paula é bastante perceptível. Melhorou o uso da linguagem narrativa, os diálogos ficaram mais verossímeis (apesar de alguns ainda parecerem um pouco forçados, principalmente nas conversas entre Paula e o marido ou entre Paula e os amigos do esposo) e os personagens se adensaram.

Mas o que realmente me agradou foi a qualidade da estrutura do livro. O estilo fragmentado, que dá uma mobilidade necessária ao romance, casou 100% com o enredo. Além disso, ele facilita o resgate das passagens, num movimento de ida e volta que é obrigatório para ir montando o quebra-cabeça da história (por isso que disse que o "reli em partes"). Quebra-cabeça, aliás, bem montado. Gostei de ficar acompanhando o tirar e colocar dos óculos da Paula ou as pistas metanarrativas deixadas sobre como ler o livro (em especial o capítulo 33).

E o final! Ah, o final! Só ele já valeria toda a leitura. Quando li o que o Norberto escreveu na introdução, chamando-o de "surpreendente", pensei que não seria tanto e lá pela metade do romance já pensava que tinha desvendado o mistério e resolvido o puzzle. Porém, ao final, também me admirei e precisei voltar para reler alguns capítulos. Isso dá aquele prazer de leitor, de ter sido pego em uma boa armadilha.

Espero que o livro seja mais visto e lido. Tenho acompanhado a publicação de alguns vencedores do Prêmio SESC de Literatura na categoria romance e, sinceramente, o seu livro não perde em nada para nenhum deles.

Ainda há algumas coisas a serem melhoradas. É preciso trabalhar mais nos diálogos, principalmente quando os personagens são "menos intelectuais". Falta-lhes um "quê" de naturalidade. A parte dos debates filosóficos também. Não me convenceu muito que as opiniões do Fred e suas publicações pudessem ter tanta influência sobre outras pessoas a ponto de... bom, você sabe.

Comentários

Mensagens populares