As epidemias na Literatura




Há dez anos era a gripe suína. Hoje é o coronavírus. Em outras épocas, a peste negra, a gripe espanhola, a epidemia da Aids (esta ainda presente, porém sem muito alarde) e por aí vai. Em todos esses momentos vem o medo, o pânico, um pouco de paranoia, somados ao fato de que algo desconhecido, invisível, nos assola e quer acabar com o ser humano. Ou pelo menos com alguns de nós. E na Literatura, como as epidemias aparecem?

Consultando minha fraca memória e os livros da minha biblioteca (e, claro, uma rápida pesquisa na internet), podemos mencionar muitas obras que trazem algo que se possa comparar com o que o mundo está vivendo. Por exemplo, “Decamerão”, do italiano Giovani Boccaccio, um conjunto de cem narrativas contadas por 10 jovens (por isso o título) que se isolam em uma vila em Florença para fugir da peste negra, que aconteceu na Europa entre 1343 e 1353: “Esta peste foi de extrema violência; pois ela atirava-se contra os sãos, a partir dos doentes, sempre que os doentes e sãos estivessem juntos”. Coincidentemente, o vírus atual ataca de forma preocupante (muitas mortes em pouco tempo) a mesma Itália e é emocionante assistir aos vídeos em que os italianos, isolados em seus apartamentos, cantam nas sacadas. A arte, se não cura, pode amenizar a dor.

“Durante muito tempo devastara a Morte Rubra aquele país. Jamais se vira peste tão fatal e tão terrível.” Assim inicia o conto “A máscara da Morte Rubra”, de Edgar Allan Poe, mestre das histórias de terror do século XIX, mas também se referindo à peste negra da Idade Média. Na história, o príncipe Próspero reúne seus súditos para se isolarem em uma abadia fortificada e após promove um baile de máscaras. Mal sabia ele que um dos mascarados estava ali para outro tipo de diversão.

Obra que também retrata uma epidemia e suas consequências é “A peste”, de Albert Camus, publicada em 1947, e que se tornou recentemente um best-seller devido ao Covid-19. No enredo, de cunho filosófico, uma doença originária de ratos devasta a cidade de Oran, na Argélia. São as reflexões dos personagens, porém, que fazem desse romance uma obra recordada em épocas atuais, afora o caráter de alegoria relacionada à ocupação da França durante a Segunda Guerra Mundial: “Houve no mundo tantas pestes quanto guerras. E contudo, as pestes, como as guerras, encontram sempre as pessoas igualmente desprevenidas”. É um mal que chega, sem muito alarde e, quando menos se espera, toma conta e devasta um país.

“Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago, de 1995, é outro texto literário que está sendo mencionado durante a expansão do coronavírus. No romance do escritor português, uma epidemia de cegueira branca se espalha em uma cidade e as pessoas infectadas são isoladas em pavilhões sem nenhum contato com o resto da população que, em princípio, não foi atingida. As disputas por poder no grupo infectado, principalmente em relação ao controle de comida, trazem descrições duríssimas que mostram a crueldade do ser humano.

Poderíamos citar muitas outras obras porque a peste (do latim “pestis”, calamidade) é um tema recorrente na Literatura. O que há em comum em todas é a metáfora para o mal que vem sorrateiro, podendo ser uma ditadura, a guerra, a corrupção moral, e que se instala na sociedade. Se a Literatura não pode mudar isso, pelo menos nos faz refletir sobre o assunto sob o prisma da arte, o que não é pouco.  

Comentários

Mensagens populares