Diário crônico: O drama do homem moderno: a gripe

 

Crédito da imagem: Revista Abrale.


Diário crônico, uma crônica diária, por Cassionei Niches Petry (V)

 

O drama do homem moderno: a gripe

 

"Ah, quando o homem está doente faz um drama!", diz minha esposa e com razão. Uma gripe forte, febre, dor no corpo, principalmente nas costas, derrubam o homem. O pior é a tosse, aquela tosse que faz doer ainda mais o corpo. Há algo, no entanto, ainda pior: se engasgar com a tosse. Foi o que aconteceu comigo.

Por que estou escrevendo isso? Qual a relevância de um assunto como esse? O prezado leitor há de convir que o cronista se alimenta justamente de coisas prosaicas da vida. Lembro-me do pé de milho que gerou uma das mais belas crônicas de Rubem Braga, mestre do gênero. Tudo é matéria para a crônica, das coisas engraçadas às trágicas. Minha tosse entra nesta última categoria.

A primeira tosse que quase me engasgou aconteceu ao meio-dia de ontem. Uma tosse intermitente se somou a uma resistência do corpo que a impedia de sair. Parecia que havia um osso entalado na garganta, o ar não entrava nos meus pulmões, a tosse não saía. Um pequeno momento de agonia que terminou, mas viria a se intensificar à noite.

À tarde postei nas redes sociais: "O legal é você pegar uma gripe forte durante as férias. Uma salva de palmas para a vida!" Sim, que maravilha é a vida. Há quem a considere linda, maravilhosa. Porém, quando mais precisamos de suas benesses, ela falha, no deixa na mão. As leituras programadas, as crônicas a serem escritas, o conto a ser terminado, o romance a ser mais uma vez iniciado, tudo isso se esfumaça com uma gripe. Perde-se a vontade de se fazer o que se queria fazer. E "o tempo voa, escorre pelas mãos".

A segunda tosse intermitente aconteceu à noite. Deitado, assistindo ao filme Forrest Gump, mas não por causa dele, a forte tosse voltou e com ela aquela sensação de engasgar, perder o ar, uma agonia tremenda, uma sensação de que se vai morrer (não tem razão a minha esposa? Que drama!), lágrimas caem dos olhos, há um momento de alívio, porém a tosse volta empurrando o ar para fora, o ar de fora tampouco entra... Graças à esposa e à filha, preocupadas com o drama do homem moderno, a tosse passa, o carinho me acalma, o riso toma o lugar do choro (foi o parceiro de Forrest, elencando as diferentes formas de se preparar camarão, que me fez rir). Mas o homem dramático segue de vez em quando gemendo.

Não sou um homem doente como a personagem de Dostoiévski, mas estou doente. "Com advento do cristianismo", de acordo com Susan Sontag, "(...) a noção da doença como punição gerou a ideia de que a doença podia ser um castigo especialmente adequado e justo." A julgar pelas minhas heresias, estou recebendo um castigo divino. Não vou, porém, clamar a nenhum deus para que melhore. Um paracetamol aqui, uma pastilha efervescente ali, um xarope acolá e logo, logo estarei bom. Aliás, se estou escrevendo esta crônica, é porque estou melhor. Azar é o de vocês.

(Crônica que escrevi em 2015, quando, obviamente nem pensávamos que viveríamos numa pandemia.)

Comentários

Mensagens populares