Mensagens

A mostrar mensagens de Janeiro, 2011

The Battle of Los Angeles, Rage Against the Machine

Imagem
Este álbum da banda Rage Against the Machine faz citações de trechos do romance 1984 em três faixas: "Testify", "Sleep Now in the Fire" e "Voice of the Voiceless".

1984, Rick Wakeman

Imagem
Hoje ouvi o álbum conceitual 1984, de Rick Wakeman, ex-tecladista do Yes, disco lançado em 1981.

Talking Book, de Stevie Wonder

Imagem
Outro dos discos que contêm referências à 1984, de George Orwell. No caso, a música intitulada "Big Brother".

Diamond dogs, David Bowie

Imagem
Continuando a citar artistas que fazem referência ao romance 1984, este disco conceitual do Camaleão do Rock é baseado na obra. As letras fazem menção explícita à obra, como nas músicas "Big Brother" e "1984".

MCMLXXXIV, Van Halen

Imagem

O arquivo

Imagem
Um dos meus contos preferidos. Detalhe: o nome do personagem é com inicial minúscula mesmo.

O arquivo Victor Giudice

No fim de um ano de trabalho, joão obteve uma redução de quinze por cento em seus vencimentos.

joão era moço. Aquele era seu primeiro emprego. Não se mostrou orgulhoso, embora tenha sido um dos poucos contemplados. Afinal, esforçara-se. Não tivera uma só falta ou atraso. Limitou-se a sorrir, a agradecer ao chefe.

No dia seguinte, mudou-se para um quarto mais distante do centro da cidade. Com o salário reduzido, podia pagar um aluguel menor.

Passou a tomar duas conduções para chegar ao trabalho. No entanto, estava satisfeito. Acordava mais cedo, e isto parecia aumentar-lhe a disposição.

Dois anos mais tarde, veio outra recompensa.

O chefe chamou-o e lhe comunicou o segundo corte salarial.

Desta vez, a empresa atravessava um período excel…

Me rendo de novo

BBB e Narciso (texto revisto)

Imagem
Metamorfose de Narciso, tela de Salvador Dali

Todos nós somos um pouco narcisistas, já dizia Freud. Uma das primeiras coisas que fazemos pela manhã é olhar para o espelho. Na maioria das vezes, nos assustamos com o que vemos. Começa aí todo o processo de cuidar da aparência e, num grau de narcisismo menor, a pessoa vai apenas lavar o rosto, escovar os dentes e pentear o cabelo. Em graus maiores, não se deixa nem o quarto sem aplicar uma maquiagem. Antes de sair de casa, mais uma olhadela no espelho. Na rua, até as vitrines das lojas servem para dar mais uma conferida no visual. Os vidros dos carros estacionados também servem. Vale tudo para cuidar da vaidade.Muitos sabem o significado de narcisismo, mas poucos conhecem a história que deu origem à expressão. Na mitologia grega, Narciso, filho do deus Cefiso e da ninfa Liríope, teve previsto pelo oráculo que sua vida seria longa, desde que nunca olhasse para si mesmo. Quando jovem, porém, ao passar por um lago, ele acabou vendo seu refle…
Imagem
O suplemento Babelia, do jornal espanhol El País, tem sua milésima edição hoje. É uma das minhas leituras sagradas todos os sábados.

Anonymus Gourmet defende o livro impresso

Muita boa a crônica sobre o livro impresso escrita pelo J. A. Pinheiro Machado, o Anonymus Gourmet, na sua coluna de hoje em Zero Hora. Ele lembra, por exemplo, um episódio relatado pelo bibliófilo José Midlin:
"– Outro dia uma revista de informática quis me fotografar segurando um e-book – conta Midlin (...) – No dia marcado, o repórter disse: agora o senhor vai ver uma coisa maravilhosa. Mas na hora de ligar, o e-book não funcionou! Então, eu disse: isso nunca aconteceria com um livro!"
Mas como a coluna é de culinária, o Anonymus imagina a seguinte situação:
"Já pensou se fosse um e-book de receita culinária? A panela no fogo e... quantas colheres de açúcar tenho que acrescentar? Falha no e-book e a receita queima na panela... Inevitável o comentário conservador: se fosse um livro convencional de receitas, com as páginas pingadas de gordura, não aconteceria o desastre."
Aqui a crônica completa, mas apenas para assinantes de ZH.

Mestrado em Letras

Já que chorei as pitangas aqui por alguns fracassos, agora aproveito para comemorar que o Cnpq concedeu uma nova bolsa para o Mestrado em Letras da Unisc e, como eu era o primeiro suplente, fui contemplado. Ontem já me matriculei e farei o tão desejado curso. Só não poderei me dedicar exclusivamente aos estudos porque essa bolsa serve somente para pagar as mensalidades, mais de mil reais por mês, e não recebo nada além disso, diferente das bolsas do Capes.
Aí vem um detalhe: como o dinheiro não entra direto para a Unisc, mas na minha conta, preciso de um fiador que tenha renda de R$ 3.350,00. Algum ser humano que lê meu blog ganha essa fortuna aí?

Viagens de Gulliver

Imagem
Meu texto de hoje no Traçando Livros do caderno Mix do jornal Gazeta do Sul é sobre Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift.
Online
PDF

Força, Scliar!

Imagem
A ZH noticia que o Moacyr Scliar sofreu um AVC e está na UTI do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Tenho um carinho enorme por ele. Atencioso, jamais deixou de responder aos meus e-mails, me citou algumas vezes na sua coluna em ZH e, o mais importante, leu alguns contos meus e os elogiou. As palavras dele estão aí ao lado no blog. Resta-nos torcer para que tudo dê certo e que ele volte o mais rápido possível a nos brindar com seus textos.

Fala, mestre!

Imagem
"O capitalismo é a exploração do homem pelo homem. E o comunismo é exatamente o contrário."
Millôr Fernandes
As anedotas do Pasquim: uma antologia mundial de anedotas de salão, Volume 3.

Fiquem com o "bondoso" D-uz!

Imagem
Mais um trecho da Bíblia para refletirmos sobre a palavra do Senhor!
Deuteronômio 32
"36 - Porque o Senhor fará justiça ao seu povo e se arrependerá pelos seus servos, quando vir que o seu poder se foi e não há fechado nem desamparado.
37 - Então, dirá: Onde estão os seus deuses, a rocha em quem confiavam,
38 - de cujos sacrifícios comiam a gordura e de cujas libações bebiam o vinho? Levantem-se e vos ajudem, para que haja para vós escondedouro.
39 - Vede, agora, que eu, eu o sou, e mais nenhum deus comigo; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e ninguém há que escape da minha mão.
40 - Porque levantarei a minha mão aos céus e direi: Eu vivo para sempre.
41 - Se eu afiar a minha espada reluzente e travar do juízo a minha mão, farei tornar a vingança sobre os meus adversários e recompensarei os meus aborrecedores.
42 - Embriagarei as minhas setas de sangue, e a minha espada comerá carne; do sangue dos mortos e dos prisioneiros, desde a cabeça, haverá vinganças do inimigo…

Da série Capas que merecem prêmios

Imagem