O destino em “Alceste”
“Ai de mim! Ai de mim”,
repetem ad nauseam os personagens das
tragédias gregas, títeres dos deuses e do destino. O sofrimento e a resignação
são uma constante na obra dos dramaturgos Sófocles, Ésquilo e Eurípides. Este último, por exemplo, escreveu Alceste, em 438 a. C., que traz a
história da mulher que entregou sua vida aos deuses em troca da sobrevivência
de seu marido, o rei Admeto.
Segundo o mito em
que se baseia a peça, Apolo foi punido por matar os ciclopes que forjaram o
raio de Zeus que matou Asclépio. Para tanto, foi encarregado de servir durante
um ano a um mortal. Escolhendo Admeto, consegue convencer as Parcas para que este
não morresse no dia destinado a ele. Elas aceitam o pedido, desde que outra
pessoa se oferecesse para morrer em seu lugar. Admeto pensava que algum servo
ou seus próprios pais se sacrificassem, mas não o fazem.
Alceste, esposa fiel,
decide ser a vítima, e a peça começa justamente no dia em que Thânatos, a Morte,
vem cumprir com sua obrigação. Apolo ainda tenta fazer com que a rainha se
livre, mas sem sucesso. O destino está selado. “É mister que te conforme com a
desgraça”, diz o coro ao rei. “Feliz ou não, que cada qual tenha o seu destino”,
diz seu velho pai, a quem Admeto renega por não ter se oferecido para morrer.
Nesse meio tempo, no
entanto, aparece Héracles, em viagem para realizar mais um de seus 12
trabalhos. Para não ferir a lei da hospitalidade, Admeto esconde a morte de Alceste,
caso contrário o herói iria embora. Quando descobre a verdade, depois de beber
e fazer festa enquanto os criados estavam tristes, Héracles tenta buscar no
Hades a rainha, como reconhecimento ao ato do anfitrião. Se irá conseguir? Sugiro
que leiam a peça para conhecer o desfecho.
O que me inquieta
nessas tragédias e na mitologia grega é a questão do destino, do fado, das
Parcas ou Moiras e das predições dos oráculos. Os mortais tentam driblar o
destino, quase sempre inexorável. Há, às vezes, algumas brechas, ou estariam
elas já pré-determinadas justamente pelo fado? Não acredito em destino, não há nenhuma
força superior que tenha um plano para nós. Na literatura, porém, o tema é
sempre instigante e gera obras-primas.
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