Preconceito contra os ateus - bastidores
Tive a felicidade hoje de ser entrevistado para um documentário produzido por dois alunos da Unisc, o Fábio Goulart e a Carine Immig. O trabalho fala sobre o preconceito contra os ateus, sendo que o teaser já foi divulgado pela internet, com uma boa repercussão. Fico na expectativa do que os moradores da minha cidade – cujo nome, ironicamente, é Santa Cruz do Sul – falarão sobre o documentário, se ele não for ignorado, claro.
Interessante alguns fatos dos bastidores. Quando a Carine e o Fábio chegaram, brinquei que deus estava colaborando com o projeto, afinal o dia estava muito bonito e iríamos filmar ao ar livre. Acontece que tivemos dificuldades para achar um lugar que não ficasse nem muito claro nem muito escuro. Uma hora as nuvens cobriam o sol, outra hora o astro-rei – por sinal um dos primeiros deuses dos povos antigos – despontava forte. E eu, como sempre, suando muito. Quase no final da gravação, uma garoazinha para incomodar e salpicar meus óculos. Brincamos depois foram sinais dos céus pelo que estávamos fazendo! Nesse meio tempo, uns adolescentes começaram a brigar perto de onde estávamos, deu um pequeno tumulto, mas eu fiquei firme falando.
Outro fato curioso da gravação: me sentei na frente de uma estátua de um antigo bispo da cidade e, às minhas costas, estava a catedral São João Batista, considerada a maior em estilo gótico da América Latina. De repente, aparece um senhor e faz um sinal da cruz na frente da estátua. Segundo a Bíblia, não se deve adorar esculturas, não é verdade?
Enfim, quando sair um próximo teaser ou o próprio documentário, divulgo por aqui. É bom lembrar que estarei ao lado de nomes de peso como Eli Vieira, Åsa Heuser e Pablo Villaça. Só espero ter ido bem, pois sou ruim na fala, salvo na sala de aula, claro.
Comentários
Outro dia fui em uma reunião na escola de minha filha e um "papa hóstias" deu uma palestra podre que começou com parábloas estranbólica de Jesus e acabou assim: "Se olharem novelas com seus filhos e virem dois rapazes ou duas moças de 'namoriscos' homossexuais, digam a ela que isso é errado e que deus fez a mulher para o homem e vive-versa..." Percebe a minha indignação? Homofóbia na escola, esses são os cristão...
Espero que sua entrevista desperte os demais!!! Abraço!!!
http://cronutopia.blogspot.com/
Roseane, obrigado pelo comentário.
http://www.idelberavelar.com/archives/2009/07/ateus_saiam_do_armario_ateismo_e_falsas_simetrias.php