Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Fevereiro, 2011

A falta

Ninguém percebeu nada de errado?

Em 2009, fiz duas pequenas brincadeiras aqui no blog, mas ninguém se deu conta. Só para contextualizar, na época havia no caderno Donna, da Zero Hora dominical, o AUTORRETRATO, uma série de perguntas pré-selecionadas para serem respondidas por pessoas de diferentes áreas. Da mesma forma, havia a série ANTOLOGIA PESSOAL de perguntas direcionadas a artistas, principalmente escritores, no Caderno 2 do Estadão de domingo. Algumas respostas seriam diferentes hoje, mas val como recordação.

AUTORRETRATO - Zero Hora - a ser publicado no dia 29 de fevereiro
Cassionei Niches Petry – ele é ele, segundo ele próprio, e gostaria de continuar sendo ele mesmo, se não fosse ele.

Qual é a primeira coisa que pensa ao acordar de manhã?
Ficar mais um pouco na cama.

Em que momento do dia é mais feliz?
Quando não estou triste.

O melhor e o pior de uma vida de professor.
O pior, quando estou dando uma aula e poucos alunos estão interessados. O melhor, quando um aluno diz: adorei tua aula, professor.

Por que m…

Pra Pensar, Palavras Pontiagudas

Essa letra é de um mestre do Rap nacional:

Brasil com P - GOG

Pesquisa publicada prova
Preferencialmente preto
Pobre prostituta pra polícia prender
Pare pense por quê?
Prossigo
Pelas periferias praticam perversidades parceiros
Pm's
Pelos palanques políticos prometem prometem
Pura palhaçada
Proveito próprio
Praias programas piscinas palmas
Pra periferia
Pânico pólvora pa pa pa
Primeira página
Preço pago
Pescoço peitos pulmões perfurados
Parece pouco
Pedro Paulo
Profissão pedreiro
Passatempo predileto, pandeiro
Pandeiro parceiro
Preso portando pó passou pelos piores pesadelos
Presídio porões problemas pessoais
Psicológicos perdeu parceiros passado presente
Pais parentes principais pertences
Pc
Político privilegiado preso
parecia piada (3x)
Pagou propina pro plantão policial
Passou pelo porta principal
Posso parecer psicopata
Pivô pra perseguição
Prevejo populares portando pistolas
Pronunciando palavrões
Promotores públicos pedindo prisões
Pecado!
Pena prisão perpétua
Palavras pronunci…

Mestres e alunos na Gazeta de hoje

Mestres e alunos

Quadro de Claude Lefbvre
“Faz parte da humanidade de um mestre advertir seus alunos contra ele mesmo”, escreveu o filósofo Nietzsche (1844-1900) em sua obra Aurora. Pode parecer absurdo esse aforismo, mas são provocações como essa que despertam em nós, professores, reflexões sobre o que já fizemos e sobre o que podemos fazer agora na volta às aulas.O título da obra nietzschiana vem a calhar para essa reflexão, se nos utilizarmos de algumas imagens bem desgastadas, mas válidas ainda. Aurora é aquele momento de claridade no horizonte, anunciando o nascer do sol. Pode simbolizar a passagem da ignorância (a escuridão) para a luz (o conhecimento). Não por acaso durante muito tempo foi usado, de uma forma equivocada, o significado da palavra aluno como “aquele que não tem luz”, “que vive nas trevas”. No entanto, é certo que a criança chega à escola já sabendo uma porção de coisas, ainda mais com o crescimento das novas – já nem tão novas assim – tecnologias. Segundo os linguistas, na verdade…

Dica de HQ

A série The Unwritten, inédita por essas bandas, está me proporcionando um ótimo entretenimento com direito a altas doses de referências literárias. Procurem nas boas casas do ramo (leia-se blogs de scans de HQ).
"Tenho convicção de que não ler não é um direito que uma pessoa tenha; uma pessoa, em sociedade, não pode ter o direito de ser burra, de não buscar conhecimento, porque de algum modo ela está se transformando num peso para outros. Quando alguém opta por não aprender, opta por ser incapaz de auxiliar mais e melhor os outros."

Este é um trecho do texto de abertura do blog Leituras do Mundo, do meu amigo Romar Beling. Conheço-o há um bocado de tempo, mas há pouco que começamos a trocar ideias sobre leituras, ora tomando um café na Iluminuras (ele é o Mauro Ulrich estão fazendo apelo para que eu volte a beber) ou comendo um churrasco no Centenário. Quase uma lenda no meio literário santa-cruzense por ter na gaveta alguns livros de poemas e até agora não tê-los publicado, finalmente pôs no ar hoje o seu blog e ainda promete para esse ano seu primeiro livro. Quem acompanha suas colaborações para a Gazeta do Sul sabe que é um profundo conhecedor de literatura que vale a pena ser…

O Anjo Venusanal, de Barata Cichetto e Amyr Cantusio Jr.

Um dos artistas mais instigantes, inteligentes e imprevisíveis - só para ficar nos adjetivos começados com a letra "i" - que conheci pela internet. Poeta, apresentador de radioweb e produtor cultural, Barata Cichetto faz parte da cultura underground de SP desde os anos 70, inclusive da chamada geração mimeógrafo. A mente do cara fervilha de projetos e um deles está disponível para download. Com trilha sonora de Amyr Cantusio Jr, O Anjo Venusanal é composto por 30 poesias do Barata. Na capa do projeto, é citada uma frase de um texto recente meu, da qual o Barata gostou muito e até a estampou várias vezes no seu site juntamente com um verso de um rap que fiz.
Link para download: http://www.multiupload.com/WKJ0B9BHX4

Pontificação

O crucifixo que carrego em meu pescoço
É apenas lembrança da minha própria crucificação.

O retrato de mulher que carrego em meu bolso
É apenas lembrança da minha própria pontificação.
Barata Cichetto

Caim e Abel eram gêmeos?

Gravura de Gustave Doré


Escrevi que Caim e Abel são gêmeos na resenha publicada ontem sobre o romance de Joca Reiners Terron. Acontece que a relação que o escritor fez na página 156 me levou a isso.

"O fato é que, quando olhei para vocês, percebi que nas lendas mitológicas que tratam de irmãos gêmeos acontece de um deles sempre morrer. E eu não posso perder nenhum de vocês, não posso. Eu pensei então em arranjar uma forma de distrair a Morte, de fazer com que ela esqueça pra sempre os seus deveres profissionais. E assim, dessa forma, que ela não leve nenhum de vocês de mim, agora que estão chegando à idade fatal de Castor e Pólux, à idade de Caim e Abel, à idade de Rômulo e Remo."

No entanto, a Bíblia não diz que eram gêmeos:

"Gênesis 4:1 - E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão. 2 - E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra."

A citação não menciona quanto temp…

Terron no Traçando Livros de hoje

Fenômeno?

Javier Cercas

"Exigirle a un novelista que no mienta viene a ser como exigirle a un delantero centro que no meta goles."
Javier Cercas, escritor espanhol, no jornal El País de ontem

Controle da situação

(Javier Marías em sua biblioteca)

Às vezes enche o saco querer agradar aos outros. Ou, melhor dizendo, querer ser menos desagradável. Gosto de estar com os amigos, apesar de serem, na verdade, amigos da minha esposa e da minha irmã. Acontece que não gosto de dançar, muito menos curtir essas músicas da moda. Para piorar, parei de beber. Para piorar ainda mais: a cada dia que passa cresce meu desinteresse pelo futebol. Mais ainda: deixei de gostar do carnaval. Tudo isso contribui para eu ser o “quietão” da turma, mesmo se volta e meia tento contar alguma piada, 99,999999% das vezes sem graça. Mas não vou abrir mão dessa minha forma de viver para ser o “queridinho”.Mas aí você, leitor, deve estar pensando que sou um chato. Não, não sou. Se não bebo, não fico insistindo para os outros pararem também. Não fumo, mas nem por isso me importo com a fumaça de cigarro na minha cara – costumo dizer que sou fumante passivo assumido. Tampouco tento falar sobre coisas do meu mundo para os outros, nem…

Texto de Loyola Brandão no Estadão de hoje

Postagem "importanta"

Marta Suplicy demonstrou ser "valenta" ao corrigir o Sarney.
Ao mesmo tempo que foi "valenta", não foi "prudenta".
Marta não é "experienta" na Língua Portuguesa como o é o Sarney.
Mas ela é "genta" fina e "inteligenta".

Por que será que as "adolescentas" gostam tanto de Restart, Justin "Biba", etc?
Preciso falar com a "gerenta" da minha conta no banco.

Vou almoçar agora. A comida está "quenta".

Para quem não entendeu:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/872638-marta-interrompe-sarney-apos-ele-usar-expressao-presidente-para-dilma.shtml