Emenda pior que o soneto
Hoje estou sendo ridicularizado, chamado de arrogante e de não ter boa índole por ter comentado o caso de plágio no jornal Gazeta do Sul, em que colaboro (ou colaborava) com a coluna "Traçando Livros" e eventualmente nas páginas de opinião. O errado sou eu, então. O autor me mandou dois e-mail em que me chama de uma porção de coisas e divulga seu blog, colocado no ar há menos de uma hora, dizendo esclarecer o assunto. Leiam vocês mesmos e tirem a conclusão se houve esclarecimento, lembrando que o texto foi publicado no jornal há uma semana (sem referência ao LFV) e o blog só hoje: http://www.gaz.com.br/blogs/deletra/posts/10303-peladas_e_boas_vindas.html.
Lembro que não estou falando mal do jornal, a quem devo o espaço para escrever desde os 17 anos (ou seja, há 15 anos). Mas como leitor eu não poderia tapar o sol com a peneira, depois de chegar de um descanso de uma semana e me deparar com um texto plagiado. Nem por isso vou deixar de dizer com orgulho que sou (ou era) colaborador deste veículo, o melhor da região, como insinuou o revisor do texto (que deixou passar o plágio) em uma rede social, dizendo que eu estaria sendo incoerente. Meu nome está ligado ao jornal, mesmo não sendo funcionário, e isso não tenho como negar. Mas a defesa do direito de quem escreve está acima disso. O autor também diz que estou sendo mesquinho e está vendo maldade no que eu fiz.
Apontar um plágio é errado?
PS: O autor modificou um trecho da entrada do post, acrescentando que não havia citado LVF na versão impressa. Segundo o jornalista, o blog foi criado há mais de uma semana, mas entrou no ar só agora.
PS em 29/02: O blog foi tirado do ar.
PS: O autor modificou um trecho da entrada do post, acrescentando que não havia citado LVF na versão impressa. Segundo o jornalista, o blog foi criado há mais de uma semana, mas entrou no ar só agora.
PS em 29/02: O blog foi tirado do ar.
Comentários
Falou tudo, Charlles. O meu problema é ser professor de língua portuguesa. Parece ser proibido o erro para esse profissional. Por isso, até no Msn eu me policio, pois sempre há um otário pra apontar um erro. Às vezes, como acontece por aqui, um leitor aparece só para apontar um erro e nunca para elogiar ou acrescentar algo.
Flauzino, sabe aquele luga-comum? Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
Abraço
Aninha
Mas que absurdo. Conhecia o texto do Verissimo também. Plágio descarado mesmo, quase integral. E o cara criou um blog às pressas para se desculpar? Esqueceu de citar? Citação é bê-a-bá. Só "esquece" quem achar que ninguém perceberá.
Incoerente está sendo o comentário do revisor. Ele é revisor, oras. Deveria saber quem tem razão. Caso contrário, as coisas de fato são ou estão piores do que parecem...
Boa sorte pra ti agora, Cassionei, porque botar a cara à tapa é algo muito complicado.
Aninha