Dois anos de "Arranhões e outras feridas"



Há exatos dois anos, lançava meu primeiro livro, "Arranhões e outras feridas". Mesmo sabendo que tenho um longo caminho a percorrer, comecei, mesmo constrangido, a me denominar escritor, ainda mais lançando na Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. Praticamente só amigos, colegas e familiares prestigiaram o evento o que me deixou feliz, mas, por outro lado, me inquietou por perceber que, mesmo sendo colunista de literatura do maior jornal da região, tendo colaborado com o jornal mais importante do RS e sendo dono de um blog com milhares de acessos mensais, as pessoas do meio cultural da minha cidade, com raras exceções, não consideram minha contribuição relevante para a literatura. Em alguns eventos que visito, poucos me conhecem e não têm ideia de quem seja o Cassionei. Faz parte do processo. O curioso é que meu nome já é mais reconhecido fora daqui, tanto que já fui convidado para participar como jurado da primeira fase do prêmio literário mais importante da língua portuguesa, troco informações com escritores, críticos e professores de várias partes do país e até fora dele, já tive até um post do twitter reproduzido no jornal El Clarín da Argentina, além disso fui entrevistado por uma rádio da capital e outros blogues repercutiram o meu livro. Se ainda não tenho o reconhecimento na minha cidade, talvez seja porque não fico puxando o saco de ninguém, sou comedido nas "curtidas" e comentários do facebook, não sou cara de pau de ficar convidando todo mundo para ser "amigo" por aqui, também não frequento bares, festas e afins e não consigo ir a muitos eventos culturais porque a maioria acontece à noite, e sou professor nesse período.
De qualquer forma, quem leu "Arranhões e outras feridas" fez críticas elogiosas a alguns contos. O que mais repercute é o conto “Ônibus”. Foi o livro de um estreante, publicado de uma forma que inviabilizou a divulgação na imprensa, a venda em livrarias ou a participação de concursos e chegou às mãos de poucos críticos literários, até porque somente pude enviar a eles em versão PDF. Porém, continua aí e começa a dar espaço para “Os óculos de Paula”, que será lançado brevemente. Aos meus leitores, obrigado, e espero não decepcioná-los no próximo livro.

Comentários

Mensagens populares