Diário de um fracasso anunciado: as angústias da criação (I)


24/03/11

Inicio hoje um diário, em princípio pessoal, mas que pode dar as caras na blogosfera. Desde o ano passado estou produzindo um romance e resolvi escrever sobre o processo de criação, tendo em vista meu projeto de dissertação de mestrado, que será justamente sobre a criação literária. Estou na fase de troca de ideias com meu orientador, que está empolgado com o tema proposto, mas preocupado com o andamento do romance, que será um dos objetos de estudo na pesquisa, inspirado em Altair Martins e outros autores.

16/04/11

Já e nada ainda?

22/04/11

Preciso retomar a escrita do romance.

15/05/11

Nada ainda? Leituras do mestrado e correção de provas me tiram muito tempo.

20/11/11

O mesmo que há 6 meses atrás.

26/11/11

A primeira reunião com o orientador me faz ter certeza de que o meu romance será um fracasso. Tenho a leve impressão de que o mestrado sepultará definitivamente minha já improvável carreira literária.

Comentários

Anónimo disse…
Fico entristecido em ouvir isso.
charlles campos disse…
Ops... esqueci de colocar a conta do google. De novo:

Fico entristecido em ouvir isso.
Cassionei Petry disse…
Posso ler uma ironia aí?
charlles campos disse…
Claro que não, cara. Eu seria muito mesquinho. Me entristeço SINCERAMENTE.
Cassionei Petry disse…
Tenho que ficar com um pé atrás depois de tuas críticas a minhas supostas influências. Aliás, é um dos temas que serão abordados no romance e na dissertação. Provavelmente tu serás citado.
charlles campos disse…
Cara, fiz isso para te atiçar. Sabes disso. Não conheço nada do que escreves, além de seus curtos textos aqui no blog, que não servem para base de análise de qualidade ficcional. O que me atrai no Cassionei escritor é justamente a sua paixão pela escrita, pelos livros, a sua determinação em moldar toda a sua vida em prol da escrita. Daí minha resignação diante ao que me desgosta no Cassionei escritor: as lamúrias diante o mercado editorial, e os sinais de desistência que não se justificam diante os pequenos percalços surgidos.

Não gosto muito do universo das amizades ciberespaciais: são amenas e sempre lisonjeiras demais. Não sei se gostas de futebol (esporte que a mim é indiferente), mas, percebo que no campo literário das minhas convivências virtuais, uso da mesma paixão de um fanático por um time qualquer para provocar. Dizer que tu és "bolaniense", é o mesmo que dizer, p. ex., que tu és um corintiano besta, ou as refregas entre os torcedores do inter com os do grêmio daí. Nada pessoal, e tudo investido de uma esbórnia que soa mais rancorosa por ser feita na forma escrita. Já percebeu o quanto a palavra escrita é sagrada, até nas formas de tornar terrível aquilo que, expresso verbalmente, não seria mais que uma simples trivialidade sem consequências.

Quando seu livro estiver pronto, compro um diretamente com vc, com dedicatória.
Cassionei Petry disse…
O que eu posso te dizer é: continue me atiçando. Aliás, para mim é importante um interlocutor como tu, que dedica parte do tempo para opinar, com qualidade, nos blogs, principalmente o do Milton, pelo qual temos uma admiração muito grande.
Quanto ao livro, está para sair, talvez em março ou abril, a edição dos meus contos, alguns já publicados no blog (se quiser conhecer parte da minha produção ficcional, está à disposição no blog.
Já as lamúrias, faz parte da minha personalidade, ou falta dela. Me frustro muito fácil, além de aceitar de forma igualmentte fácil a opinião negativa de outros.
charlles campos disse…
Rapaz, agora que vi o link ali dos seus contos. Vou lá.

Mensagens populares