Mulheres


Desde pequeno, vivo rodeado de mulheres. Cedo meus pais se separaram, eu convivi em casa apenas com minha mãe, Aleir, a pedra fundamental da construção do que sou, e minha irmã, a Cassiane, tendo junto a saudosa figura da minha avó materna, Maria Celina. Hoje, minha avó paterna, a Idinha, com seus mais de 90 anos de idade, é um exemplo de vida. Entraram ainda no meu mundo familiar as minhas irmãs por parte de pai: a Pâmela, a Cris e a Daiane.
Fiquei durante muito tempo sob os cuidados, quando minha mãe tinha que trabalhar, das minhas tias, a Adelira, Arajane e a Alenice, e depois da Dona Glaci e suas filhas. Quando entrei na escola, as professoras Maria Geci, Denise, Odeti e Doraci me conduziram muito bem pelas séries iniciais e, ainda por cima, as duas primeiras diretoras que tive foram .... e Ana Marli. Nas séries seguintes, outras professoras foram deixando em mim suas marcas.
Em 1994, conheci a mulher que mudaria minha vida, me ampararia e me deixaria feliz. A Deise foi decisiva para eu me centrar nas preocupações do dia-a-dia. Juntos amadurecemos e criamos uma família, no momento em que nasceu outra pessoa do sexo feminino para iluminar meu caminho: a minha filha Milena. Como se não bastasse, a Deise me proporcionou uma sogra maravilhosa, a Maria Ludmila.
Outras mulheres cruzaram pelo meu caminho na universidade: as professoras e as colegas do Curso de Letras, um lugar sempre dominado por elas. Hoje, trabalhando, tenho como colegas mulheres valorosas, professoras, orientadoras, supervisoras e vice-diretoras e, de quebra, muitas alunas cujo caminho trilhado está sendo construído com minha ajuda.
Para repetir o chavão, sem as mulheres, nós, homens, não vivemos. Sem elas, não somos nada. Com elas, somos felizes.

Comentários

charlles campos disse…
Cê teve sorte então de não virar o pavio. Hehehehe.
Cassionei Petry disse…
Hehe. Esqueci uma porção de mulheres aí, principalmente as ex-namoradas...
Fabiano Felten disse…
Bela homenagem para este dia, Cassionei.

Abraço,
Fabiano.
Cassionei Petry disse…
Obrigadi, Fabiano. A Aninha está citada indiretamente aí.
Talvez o seu ateísmo se explique, caro amigo, pela falta masculina quase que absoluta em sua vida. Assim como na vida de tantos ateus por aí como Marx, Nietzsche, Freud, Benedito Nunes ou Feuerbach, eles renegaram a Deus, pois foram de alguma forma renegados por seus genitores varões.
Anónimo disse…
Bonita homenagem Cassionei. Muito obrigada, em nome de todas nós.
P.S. É impressionante mesmo o quanto a leitura é subjetiva. Podemos ler até o que não está escrito. Eu, por exemplo, jamais teria capacidade de inferir que alguém que escreve um texto homenageando mulheres não tenha tido a presença da figura masculina em sua vida. Aliás, eu imaginaria sim que esta pessoa deve ter tido bons exemplos advindos dos homens...
Abraço.
Aninha
Índia disse…
O homem sempre tem ternas e excelentes referências femininas. A mulher é um presente da natureza, digo não porque sou mulher, mas porque sinto isso e não há nada de feminista no meu pensamento.
Na verdade, homem e mulher são interdependentes, "complementares". Um dia todos entenderão que sexo é uma questão secundária.
Cassionei Petry disse…
João, conclusão precipitada e sem justificativa nenhuma. Primeiro, não disse que não tenho presença masculina na minha formação, tampouco meu pai me abandonou. Além disso, acredito que uma família com mais presença feminina tem a tendência de levar o indíviduo à religião. Muito equivocado teu comentário.
Aninha e Índia, obrigado por comentarem.
Minha conclusão foi cauta, caríssimo, porque na fronteira do "talvez". Outras causas levam ao ateísmo, não apenas a ausência ou rara (no seu caso) permanência da figura do pai na criação de um ser humano. Ademais, não absolutizei a falta de homens em sua vida, pois escrevi um "quase" em meu comentário.
De qualquer maneira, o ateísmo na história da vida de muitas celebridades como as que citei Marx, o próprio Dr. Freud e outros, só prova a temeridade que é deixar os meninos expostos ad nauseam à excessiva presença de mulheres nas vidas deles.
Cassionei Petry disse…
Continua equivocada tua afirmação.

Mensagens populares