Huxley vs. Orwell

Citei em dois dos textos que escrevi sobre o famigerado reality show Big Brother as obras de Aldous Huxley e George Orwell. Pois neste cartoon de Stuart McMillen, baseado em um livro de Neil Postman, há uma comparação dos romances 1984 e Admirável mundo novo. Créditos da tradução para Sedentário Hiperativo e Minutos de silêncio:



Comentários

Luis Fernando disse…
Orwell tinha em mente o estado totalitário, inspirado no stalinismo. Nos fim dos anos 40, a hipótese de "1984" era bastante plausível, mas depois de 1989, com o fim do comunismo, deixou de ser. Agora, são as distopias inspiradas na sociedade tecnológica de consumo que nos dizem mais respeito, como a de Huxley e a de Ray Bradbury.
Por exemplo, em "Admirável Mundo Novo temos o chamado cinema sensível", que pode ser considerado equivalente ao atual 3D. O conteúdo da trama é secundário, ela pode ser a mais banal e chocha possível. O importante são as sensações quase físicas proporcionadas pelo filme.
"Avatar" é exatamente isso.
Cassionei Petry disse…
Não creio que estamos livres de um mundo como o de 1984, mas com certeza as distopias de Huxley e Bradbury são mais possíveis.
Luis Fernando disse…
Como diz o Zygmunt Bauman, os mal-estares pós-modernos nascem da liberdade... puramente ilusória, mas com a oferta de simulacros eficazes de liberdade.
Por outro lado, nesse ponto Bauman fala mais para a classe média, porque a grande maioria das pessoas está vivendo em condições de privação cada vez mais extremas. Elas não tem nem o privilégio da ilusão. Vivem sob a mais cruel pressão da necessidade.

Mensagens populares