Mensagem subliminar ou arte?

Não vou escrever muita coisa hoje, se bem que as ideias estão fervilhando na minha cabeça. Mas também não quero ficar enchendo muito o saco de vocês com minhas filosofices, além de eu precisar de mais tempo para ler. Mas li algo há pouco, de uma burrice sem tamanho, escrita por um professor que se diz o tal em mensagem subliminar. Diz ele que há uma mensagem oculta, não explicita qual, mas algo sobre membros decepados e colocou esta capa de um LP do Guns n' Roses para exemplificar. Reparem na perna direita do menino. O professor diz que é de uma mulher e que a perna estaria deslocada da posição correta:

Porém, o tal professor ou é ignorante, melhor, burro, ou é mal-intencionado, pois nem citou que esta capa é baseada em uma parte do afresco "Escola de Atenas", de Rafael Sanzio (pintura sobre a qual ainda quero escrever aqui, referente aos filósofos retratados nela). Prestem atenção em um detalhe à direita da pintura e compare com a figura anterior:

Onde muitos veem mensagens subliminares para dominar a mente de pobres pessoas inocentes, eu vejo trabalho artístico para cutucar a mente de pessoas inteligentes e debochar dos idiotas.


Comentários

Mirella disse…
Essas histórias de mensagem subliminar já saturaram. De tanta merda que leio por aí, abstenho-me em procurar por mais. E adoro Sanzio! Escreva, sim, sobre a pintura. Se não me engano, você citou-a em uma aula de filosofia. Algo relacionado a Sócrates e Platão, não?
Cassionei Petry disse…
Então nem vou falar mais sobre mensagem subliminar...
Quanto à aula, falei sobre Platão e Aristóles que estão no centro do afresco.
Luis Fernando disse…
Enxergam mensagem subliminar em tudo, não é possível.

Mensagens populares