Anjos e demônios


Enquanto não leio "O código perdido", de Dan Brown, se é que vou ler, republico uma pequena resenha sobre "Anjos e demônios".

Cometi a façanha de ler todo o livro “Anjos e demônios”, de Dan Brown. Façanha por ter aguentado quatrocentas e poucas páginas de uma narrativa inverossímil. Arranquei os cabelos todas as vezes que, depois de páginas e páginas de ação, diálogos, e etc., o personagem principal olhava para o seu relógio com o desenho do Mickey e haviam se passado poucos minutos.
O que tem de interessante na história são as discussões sobre ciência e religião, em que pese haver uma clara defesa da segunda, o que faz com que o filme baseado na obra não vá incomodar tanto a Igreja Católica como o fez “O código da Vinci”, apesar do final "surpreendente", por ser ilógico. Gostei também das interpretações dos símbolos, assunto que me atrai sempre. Além do passeio por pontos de Roma onde há vários monumentos, o que me fez visitar várias vezes o Wikipédia.
Aliás, sempre leio com certa desconfiança o Wikipédia, que coloca com destaque Dan Brown em sua página sobre literatura. Ora, se se fizer uma comparação entre as duas principais narrativas do escritor, veremos que ele pega uma fórmula e a segue à risca para escrever um livro de sucesso comercial.
Quem quer ler uma peça da grande literatura, passe longe deste livro. Se desejar apenas entretenimento, é uma boa pedida. Ou assista ao filme.

Comentários

Este autor se vale do fato de a Maçonaria ser uma instituição fechada para explorar prováveis mistérios da mesma, faturando alto pela curiosidade da espécie humana. Não passa de um espertalhão que explora fatos históricos e os mistura com parco conhecimento da Maçonaria enchendo seus bolsos de dinheiro. É um Paulo Coelho mais competente.
Cassionei Petry disse…
Aí que está: ele faz ficção e não livro de história.
Luis Fernando disse…
Lembro do sofrimeno que senti pra terminar "O Código da Vinci". Que texto horrivelmente mal escrito. Concordo que o tema é interessante, mas o escritor Dan Brown é uma das coisas mais medíocres que já tive o desprazer de ler.
Cassionei Petry disse…
O código Da Vinci nem li, pois li muita coisa sobre o tema.
Luis Fernando disse…
Não é que tá passando "O Código da Vinci" na Globo? Filme ainda pior que o livro, rs.
Anónimo disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse…
Uau, precisa de força pra ler esse livro, assim, aos solavancos.rs
O máximo que fiz foi ver o filme e depois correr pra algum europeu mais próximo.
Cassionei Petry disse…
Assisti ao filme ontem, não havia assistido antes.
V_Leal, obrigado pelo cometário e pela visita.

Mensagens populares