BBB lembra FEBEAPÁ


por Cassionei Niches Petry

Em época de BBB (Besteiras, Bobagens e Bundas) na TV, reality show assistido por milhões de pessoas em todo o país, nada melhor do que lembrar o livro que deu origem ao nome da atração. Trata-se do romance “1984”, do escritor britânico George Orwell.

Publicada em 1948 (houve também uma versão cinematográfica dirigida por Michael Radford nos anos 80), a história se passa em uma sociedade futura, onde os “cidadãos” são vigiados por teletelas, que seriam os olhos do Grande Irmão (em inglês, Big Brother), chefe supremo do Partido governante. Nesse regime totalitário, o personagem principal, Winston Smith, é funcionário do Ministério da Verdade, onde modifica as notícias dos jornais, manipulando os fatos para perpetuar o Partido no poder. Uma das passagens marcantes acontece quando o protagonista, depois de ser flagrado com uma mulher (o que era proibido), é preso e torturado. O torturador, chamado O'Brien, pede que ele responda qual o resultado de 2 + 2. Ele dá a resposta correta. O algoz diz que está errado, pois ele deveria responder 5. E tome tortura, até que ele acaba respondendo de acordo com a ordem. Mais tarde, em um café, Winston escreve sobre a poeira da mesa: 2 + 2 = 5. Ou seja, sua mente foi manipulada para esquecer a realidade.

Logicamente, devido ao programa televisivo, a expressão Big Brother, que servia como símbolo de um totalitarismo deplorável, se banalizou (pensando bem, o que a TV não banaliza?). Diferentemente do romance, o Grande Irmão são os milhões de telespectadores que se detêm na frente da tela para cuidar da vida de outras pessoas, tendo o poder de eliminar aquelas que não são de seu agrado. Os que estão sendo vigiados podem namorar, se divertir, usar roupas curtas (de preferência bem curtas) e não precisam nem trabalhar. Ainda podem embolsar uma boa quantidade de dinheiro e outros prêmios para fazerem isso. E quem tem a mente manipulada não são os vigiados, mas sim os que estão vigiando.

Se estivesse vivo, Stanislaw Ponte Preta diria que o BBB faz parte do FEBEAPÁ, o Festival de Besteiras que Assola o País.



Comentários

Eduardo disse…
hahaha adorei o texto! Realmente, o livro é uma crítica à sociedade em que vivemos, tomada pelo capitalismo e pela manipulação das mentes (tenho entre minhas teorias, que boa parte dos governantes não demonstram tanto interesse em apoiar uma educação pública de qualidade devido ao medo que eles tem de esses jovens beneficiados por uma boa educação tornem-se revolucionários, ou, simplesmente, contra esse regime, que eles podem impor e manipular).
P.S.: copiei, vou postar no meu blog teu texto.
Abraços!
Márcia Santos disse…
eu adoro o poder que tem o CONTROLE REMOTO.em tempos de FEBEAPÁ. 3 vivas ao control remoto... viva!!! viva!"!! viva!!!
Cassionei Petry disse…
Márcia, é pena que quem manda no controle remoto aqui em casa não seja eu.
Márcia Santos disse…
ihhhh........kkkkkkkkkkkk.. :D
Márcia Santos disse…
ihhhh........kkkkkkkkkkkk.. :D

Mensagens populares