Avançar para o conteúdo principal

Diário crônico XVIII – Ler por prazer?



Gosto de ler o que me inquieta, não o que me conforta. Às vezes, endossamos a ideia de que lemos por prazer. Mas o que é o prazer?
Fumar, por exemplo. Até hoje não entendo como as pessoas sentem prazer nesse vício, e olha que já fui fumante na minha adolescência e há pouco tentei ser um cachimbeiro. Há, porém, quem sente prazer sim, e não é porque não sinto que outras não irão sentir.
Nessa lógica, ou falta de lógica, podemos achar agradável o não agradável, prazeroso o não prazeroso, confortável o não confortável. Ora (direis), és um masoquista. Pode ser. Não no aspecto físico, mas sim no psicológico. Historinhas certinhas, que dizem o que queremos ouvir, escrevem o que queremos ler ou nos satisfaz, não é boa literatura, ou ao menos o que considero como literatura adulta, ou, melhor ainda, Literatura com L maiúsculo. Quando criança, sim, pode-se buscar uma escrita que conquiste o pequeno leitor. Adulto, porém, a literatura deve desagradá-lo.
Ora (direis), mas gosto de ler para me distrair, me encantar, me divertir. Ótimo, mas isso é literatura, não Literatura. Continue lendo essas obras. Eu também as leio de vez em quando. Dan Brown, por exemplo. Serve, porém, apenas para isso: distrair. Ora (direis), busco mensagens edificantes, ensinamentos, o caminho a seguir nesta vida tortuosa. Eu vos direi, no entanto: isso não é nem literatura e nem Literatura. Isso leva outro nome: autoajuda, livro espírita, mensagens religiosas ou qualquer outro rótulo que passa distante (ou deveria) das prateleiras classificadas com o número 8 nas bibliotecas. E, convenhamos, uma vida torta é muito mais divertida do que uma vida retinha.
Ora (direis), és um chato, arrogante e estraga prazer. Sim (eu vos direi, no entanto), justamente isso. Vim para este mundo para incomodar. Assim como quero ler algo que me incomode. Quero sofrer com a leitura, quero que ela me desnorteie, me desoriente, me leve para o mau caminho. Sinto prazer nisso, o que pode ser difícil de entender para quem não sente esse prazer, assim como para mim é complicado entender quem sente prazer ao ouvir determinados tipos de música.
Ora (direis), vai à merda. Eu vos direi, no entanto: não quero seguir o vosso caminho.

Comentários

Vanessa Santos disse…
Me lembrou um texto de Kafka sobre leitura quando diz que leitura boa é aquela que nos inquieta.
Adoro seu espaço. Me faz uma visita?
http://mardeletras2010.blogspot.com.br/2014/05/que-jesus-cristo-os-abencoe.html
Cassionei Petry disse…
Kafka é sempre minha inspiração. Vou lá. Abraço.

Mensagens populares deste blogue

No Traçando Livros de hoje, Milan Kundera e A arte do romance

Notas sobre os ensaios de Milan Kundera
1 Se alguns veem o romance como mero entretenimento, apenas mais uma forma de contar uma história, quando penso em literatura, penso no romance como forma de arte em primeiro lugar. O escritor, nesse caso, elabora as palavras em busca do efeito estético. Além disso, o autor também pode refletir sobre sua criação e a dos outros, formando assim, sua poética. É o que faz Milan Kundera em seu A arte do romance, de 1986, livro de ensaios relançado este ano pela Companhia das Letras numa bela edição de capa dura, seguindo a linha de outros relançamentos do autor de A insustentável leveza do ser. 2 Como a maioria das outras obras do escritor checo, esta também é dividida em sete partes, contendo um ensaio cada. Kundera fala sobre este número em entrevista para a Paris Review, dividida no livro em dois ensaios: “não é de minha parte nem coquetismo supersticioso com um número mágico, nem cálculo racional, mas imperativo profundo, inconsciente, incompreensíve…

Um toque

Chuva, café, música clássica e leitura. Daqui a pouco, o cachimbo. Combinação quase perfeita para uma manhã de dezembro, já de férias, final de ano, final de um péssimo ano. Os dedos escorrem pelas teclas com aquela necessidade de escrever algo. Não quero, porém, fazer nenhum balanço de final de ano como costumava fazer. As coisas ruins suplantaram as boas, peso maior para a morte trágica do meu pai, cujo rosto pude tocar pela última vez há pouco mais de dois meses. Os dedos continuam tateando o teclado. Há pouco estava lendo o romance O inverno e depois, de Luiz Antonio de Assis Brasil, editado pela L&PM. O protagonista, Julius, é um violoncelista, que tateia as cordas buscando o som perfeito, que toca no seu instrumento entre as pernas (o violoncelo, que fique claro) como se tocasse as curvas do corpo de uma mulher, que toca os cobertores que o protegem do frio do pampa, que toca o corpo das mulheres (Klarika, Constanza) como se tocasse seu cello. O toque é a preliminar do prazer…